Convida-se à submissão de artigos no âmbito dos seguintes eixos:

1) Cidadania na Educação

Formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos é um objetivo que se pode ler no prefácio do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A complexificação do mundo atual põe em evidência a relação entre o indivíduo e a sociedade em que se integra. A escola e a educação têm, neste diálogo entre o Eu e o Nós, um papel determinante na adestração de valores e competências que permitam à/ao cidadã/o-aluna/o tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável.
O atual enquadramento curricular da Educação para a Cidadania, na sua componente de Cidadania e Desenvolvimento, integra uma diversidade de domínios, em que se incluem: Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde; Sexualidade; Educação para os media; Literacia Financeira e educação para o consumo; Segurança Rodoviária; Educação para o Risco; Empreendedorismo; Mundo do Trabalho; Segurança, Defesa e Paz; Bem-estar animal; e Voluntariado.
O referido enquadramento realça três níveis de intervenção, nomeadamente a turma, a escola, como um todo, e a formação de docentes.
Neste contexto, convida-se à apresentação de propostas de comunicação que se centrem na Educação para a Cidadania, nomeadamente no que se refere à sua operacionalização nos três níveis de operacionalização, nos seus diferentes domínios e nas suas potencialidades, obstáculos e desafios.

2) Cidadania e comunidade

Os vários atores que fazem parte do território têm um papel crucial nos processos de conceção e aplicação de políticas públicas no âmbito da Cidadania. Tanto o poder local como as várias organizações da sociedade civil devem promover espaços que mobilizem os/as cidadãos/cidadãs para uma cidadania ativa e participativa, assentes em valores democráticos. Nessa intervenção, integrando metodologias ativas e participativas, os projetos e práticas desenvolvidos no âmbito da educação não formal devem estar sustentados num trabalho em rede e parcerias.
É a partir deste envolvimento entre diferentes protagonistas em contextos que vão muito para além da relação educativa formal, que se apela à participação de submissão de propostas de comunicações dedicadas às políticas territoriais no âmbito da cidadania; à intervenção da administração local; à participação da Sociedade Civil (3.º setor, movimentos sociais, grupos informais, etc.); à importância das redes e parcerias; e a projetos e práticas no âmbito da educação não formal.

3) Cidadania e sustentabilidade

A cidadania e a sustentabilidade, têm-se tornado temas centrais nos exercícios de reflexão, dentro e fora da Educação, por encerrarem um enorme potencial de transformação. Neste sentido, importa reconhecer que a ideia de sustentabilidade corresponde a uma situação em que a qualidade de vida permanece a mesma ou melhora. Quando esta realidade se deteriora, então passará a ser insustentável. Entende-se qualidade de vida como incluindo tudo aquilo que influencia a vida das pessoas, como a saúde, a cultura e a natureza. Por outras palavras, a sustentabilidade pode ser associada a todos os aspetos da vida humana.
Nos anos mais recentes, a ideia de sustentabilidade tem-se expandido tornando-se muito relevante na gestão das dimensões sociais e culturais, tornando evidente que estas dimensões contribuem, de acordo com as Nações Unidas, para transformar o mundo em nome dos Povos e do Planeta.
O grande desafio que se coloca é o de repensar conceitos, práticas e instituições de modo a que as diversidades (culturais, artísticas, de género, idade, outras) sejam característica constitutiva de um coletivo sustentável que não exclua nem limite a cidadania.
Neste eixo, convida-se à submissão de trabalhos que pensem e problematizem cidadania, diversidades e sustentabilidade nas suas configurações múltiplas e plurais.

Contribuições

Convida-se à submissão de resumos alargados (até 12 de setembro 2021), no âmbito dos eixos temáticos:

As propostas de artigos devem ser:
> Trabalhos originais;
> Redigidas em Português, Inglês ou Castelhano;
> Em formato Word;
> Máximo até 4 páginas (inclusive), incluindo todo o texto, nomeadamente referências, e figuras e tabelas, se necessário;
> Número máximo de duas submissões como 1.º autor;
> As comunicações aceites serão publicada num livro de resumos do Encontro.
> Os autores das comunicações aceites serão convidados a submeter o texto completo a uma revisão cega por pares para integrar um número temático da revista Da Investigação às Práticas (indexada na Scielo), do CIED, a sair em 2022.
> Os textos não publicados na revista poderão ser publicados como capítulo de livro em e-book (com ISBN), sobre a temática do encontro.

Template Resumo -  Descarregar
Submetidas para o email: encontro.cied@gmail.com

* Nota

Devido à situação pandémica que estamos a viver, neste momento não é possível prever se o Encontro se irá realizar na modalidade presencial ou virtual. Equaciona-se a hipótese de apresentação virtual de comunicações caso o encontro se venha realizar presencialmente. Esta informação será atualizada brevemente.