Skip to main content

A licenciatura em Mediação Artística e Cultural enquadra-se na missão da ESELx bem como nos seus objetivos de formação de professores e de outros agentes educativos, artísticos e culturais.

A mediação artística e cultural surge como uma atividade profissional emergente, decorrente das transformações sociais e políticas, que colocam as artes e a cultura numa nova centralidade, tanto social como económica. Por um lado, o acesso à cultura é hoje considerado fundamental para uma cidadania plena, por outro, a criação artística é vista como alavanca de desenvolvimento local. Nesse sentido, impõe-se a mediação cultural como um modelo de intervenção que concilia duas lógicas (democratização/ democracia cultural), dando especial atenção à especificidade dos públicos e tendo objetivos de desenvolvimento da cidadania.
 

Objetivos e Organização Curricular

Perante as alterações do papel e do lugar dos artistas, das artes nas sociedades atuais, assim como das relações entre os públicos e as diversas manifestações artísticas, a criação deste curso de 1º ciclo de estudos na ESELx visa responder à necessidade de novos profissionais para desenvolver uma nova função: a mediação artística e cultural.

Pretende-se proporcionar uma formação de “banda larga”, salvaguardando a possibilidade dos estudantes orientarem o seu percurso formativo para campos específicos, através da frequência de unidades eletivas (18 créditos no total da licenciatura). Os estudantes terão oportunidade de aprofundar uma linguagem artística, sem, no entanto, serem privados das competências necessárias para integrar o mercado de trabalho em instituições diversas.

As artes ocupam um lugar de relevo no plano de estudos. Esta componente de formação, a realizar sob a forma de unidades curriculares eletivas, em cursos de licenciatura de formação artística, noutras Escolas do IPL (ESD, ESML, ESTC), em conjunto com futuros artistas, proporciona aos estudantes um conhecimento aprofundado e vivenciado dos processos criativos.

A iniciação à intervenção profissional é o eixo agregador da formação, atravessa os 3 anos e os estágios serão realizados em contextos diversificados:

1.º Ano | Estágio de observação (150h): participação e acompanhamento de processos criativos
2.º Ano | Estágio de observação (192,5h): imersão em contexto profissional em equipamentos culturais
3.º Ano | Estágio de intervenção em mediação artística e cultural (390h)
 

Competências a desenvolver

  • Conhecer e compreender os públicos, os contextos e os equipamentos de produção e divulgação artísticas
  • Identificar redes de intervenientes e políticas na divulgação artística e cultural
  • Conhecer e compreender as diversas formas de intervenção artística
  • Conceber, implementar, gerir e avaliar um projeto em mediação artística e cultural
  • Comunicar de forma eficaz com os diferentes intervenientes do processo de mediação artística e cultural
  • Ser um profissional reflexivo