Skip to main content

Livros, capítulos de livros e artigos


2018
 
Cardoso, A., Leite, T, Pereira, S. & Silva, E. (2018). From initial education to the classroom: Conceptions about teaching and learning grammar. DELTA, 34(4), 1019-1043. [PDF]
 
Cardoso, A., Pereira, S., Pinto, M. & Silva, E. (2018). O ensino da gramática pela descoberta: o projeto PerGRam. In P. Osório, E. Leurquin & M. C. Coelho (Orgs.), Lugar da gramática na aula de Português (pp. 276-289). Rio de Janeiro: Dialogarts. [PDF]
 

2015

Cardoso, A., Pereira, S. & Silva, E. (2015). Grammar and text: An experiment in teacher training. Cultura y Educación/Culture and Education 27(2), 456-463. [VER]

Cardoso, A., Pereira, S. & Silva, E. (2015). Gramática & Texto: uma experiência na formação de professores. Estudos Linguísticos/Linguistic Studies, 10, Edicções Colibri/CLUNL, pp.355-380. [PDF]

Laranjeira, R., Leite, T. & Pereira, S. (2015) Desenvolvimento Lexical: Perspetivas e Práticas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Atas do 2º Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da ESELx (pp. 173-185). Lisboa: CIED. [PDF]
 

2014

Santos, A.R., Cardoso, A. & Pereira, S. (2014). Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade. Tejuelo. La reflexión metalingüistíca y la enseñanza de la gramática, Monográfico n.º 10, pp. 84-100. [PDF]

Ferreira, P. (2014). Avaliação de atividades de desenvolvimento do conhecimento explícito da língua, In Atas do VI Encontro do CIED – I Encontro Internacional em Estudos Educacionais, Avaliação: desafios e riscos (pp. 132 - 147). Lisboa: CIED. [PDF]
 

2013

Ferreira, P. (2013). Ensino da gramática, currículo e terminologia: um estudo multicasos. In M. Teixeira, M, Santos, L., Silva, I., Mesquita, E. (eds.) Ensinar e aprender português num mundo plural (pp. 591-628). ESES/UFU. [PDF]

Ferreira, P., Pereira, S. & Leite, T. (2013). Innovative Language Teaching: Teachers’ beliefs and practices. The European Conference on Language Learning Conference Proceedings (pp. 389-404). Japan: IAFOR. [PDF]

 

Comunicações

2019

Cardoso, A. & Pereira, S. (23-25 janeiro, 2019). Ensino da gramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada no Congreso Internacional sobre enseñanza de la gramática. Universitat Autònoma de Barcelona. [PDF]
 

2014

Cardoso, A., Pereira, P. & Silva, A. (julho, 2014). From teacher education to teaching experience: beliefs about explicit knowledge of language. Comunicação apresentada no Congresso Language Awareness 2014: Achievements and Challenges. Universidade de Hamar, Noruega.

Pereira, S. & Correia, C.N. (fevereiro, 2014) Teorias linguísticas e ensino da gramática: contributos de uma perspetiva enunciativa. Comunicação apresentada no I Congrés Internacional sobre l'ensenyament de la gramàtica ‑ Present, Passat i Futur. Universidade de Valência.

Santos, A. R., Cardoso, A. & Pereira, S. (julho, 2014). The development of language awareness in the 1st grade of Primary School. Comunicação apresentada no Congresso Language Awareness 2014: Achievements and Challenges. Universidade de Hamar, Noruega.

Santos, A. R., Cardoso, A. & Pereira, P. (fevereiro, 2014) Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade. Comunicação apresentada no I Congrés Internacional sobre l'ensenyament de la gramàtica ‑ Present, Passat i Futur.  Universidade de Valência.