Skip to main content

Comemora-se, em 2021,o centenário de Arquimedes da Silva Santos, Professor Coordenador e Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Dança (ESD) do IPL. É reconhecido no universo das artes e educação, como também da poesia. O IPL associou-se a estas comemorações, com a participação de docentes da ESD e da ESELx em diferentes momentos das celebrações.
 

Lançamento de livro

No dia 12 de junho, às 16h, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, será lançado o Livro " Arquimedes da Silva Santos: Um Homem (Fora) do seu tempo", de autoria conjunta do Prof. Miguel Falcão e da Profª. Isabel Aleixo, docentes da ESELx, e editado pela editora Modo de Ler.

Sinopse

Este livro surge da vontade de articular e questionar, numa obra, os diversos “mundos” que habitaram aquela mesma personalidade, multímoda e nem sempre apreendida na globalidade, embora sobejamente conhecida por segmentos do seu percurso de vida. Para uns, o poeta ou o precursor do Neo-Realismo… Para outros, o médico ou o pioneiro da Educação pela Arte em Portugal… Para alguns, o dinamizador de práticas artísticas ou o participante ativo na oposição à ditadura salazarista… Para muito poucos, o mesmo “homem” de tudo aquilo. Chegou a dizer que devia ter vivido no século XIX, como o seu poeta de eleição, Antero de Quental, já que, não raras vezes, se sentiu fora da sua época. E, no entanto, a sua biografia revela-o como um homem profundamente empenhado na realidade do seu tempo.

imagem livro

 

Exposição "Arquimedes da Silva Santos: Onde vai minha?..."

Exposição itinerante, patente até 2 de julho no Espaço Artes do IPL. 
Co-curadoria do Prof. Miguel Falcão e Design da Exposição da Prof.ª Cátia Rijo, docentes da ESELx.

imagem

Mais informações sobre a exposição

 

Condecoração póstuma

No dia 18 de junho, dia exato do 100º aniversário, irá realizar-se nos Serviços da Presidência do IPL uma cerimónia de condecoração póstuma.