Skip to main content

Foram as palavras de Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, na abertura do XVI congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), que decorreu de 15 a 17 de setembro no Campus de Benfica do IPL, com coorganização da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). Com o tema Educação e Cidades - Tempos, espaços, atores e culturas, o congresso regressou a Lisboa, 25 anos depois da última passagem pela capital.

Para o presidente do Politécnico de Lisboa, Educação, formação e cidadania são, também, os vetores que norteiam todas as Escolas que integram a instituição. Elmano Margato salientou que “o ensino, a investigação a disseminação do conhecimento e, em termos mais latos, a cultura são o objeto do nosso trabalho, enquanto académicos, e a função social das instituições que nos acolhem”.

Paulo Morais-Alexandre, presidente da ESELx, referiu, na sessão de abertura, o “peso histórico” da Escola de Educação a que preside, a primeira do país. Com o desejo que, do congresso saiam desafios para todos, o líder da ESELx falou do momento atual, no qual “a formação de professores é um desígnio nacional”, para o qual é preciso o apoio do Estado.

Ler noticia completa
 

Texto e imagem GCI IPL