Skip to main content

O programa da TVIEsta Manhã, emitiu em direto, a partir da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 19 de maio. Tendo como tema a EducaçãoNuno Eiró teve como primeiro convidado o ministro da Educação, João Costa. A vice-presidente da ESELx, Cátia Rijo e o presidente da Associação de Estudantes, Jaden Gomes, também conversaram com o apresentador sobre as preocupações face ao atual contexto da Educação e as questões laborais que envolvem a carreira de professor.

“Não podemos, nunca, alhear-nos do que se passa e dos contextos inerentes à profissão de professor”, começou por dizer Cátia Rijo. Reconhecendo que as questões laborais são importantes porque determinam a atratividade, a vice-presidente realçou que a Escola do Politécnico de Lisboa forma outros profissionais e pretende que todos as áreas de formação, que iniciam com o ensino, mas que também se alargam à parte social, cultural e artística, sejam inseridas profissionalmente, contribuindo para a sociedade.
 

Fotografia

 

vice-presidente da ESELx explicou a Nuno Eiró, que os alunos, ao longo do percurso académico, são inseridos em contextos profissionais, o que permite uma vivência nos estágios e nos planos de intervenção que desenvolvem, que complementa a componente teórica. A docente realçou a importância da investigação desenvolvida na ESELx. “Investigamos sobre estas áreas, estamos a contribuir com um know-how acrescido que está a ser adaptado em prol dos contextos que estamos a viver”.

Jaden Gomes disse ser visível a vontade que os estudantes da ESELx têm de participar na discussão sobre a Educação e ter uma voz ativa na luta dos professores. Apesar de ainda não estarem inseridos na carreira, pensam no futuro e por isso participaram nas manifestações de forma organizada. Para o Presidente da AEESELx, quem escolhe ser professor sente que vai contribuir para algo maior – o futuro das crianças que vão educar e o contributo à sociedade.
 

fotografia

 

O programa Esta Manhã, emitido de segunda a sexta-feira, entre as 7h e as 10h, na TVI, encerrou a semana de agenda aberta, tendo como pano de fundo o edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa e o Campus de Benfica do IPL.

Ver a galeria de fotografias no flickr

 

Texto e Imagens de GCI IPL