Skip to main content

As vantagens do nosso curso

O curso de mestrado em Administração Educacional visa desenvolver conhecimentos e competências associados à qualificação dos/as educadores/as de infância e dos/as professores/as dos ensinos básico e secundário para o exercício de funções de administração e gestão escolar, nomeadamente, para o exercício do cargo de diretor de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas públicas (de acordo com a legislação em vigor)* e de escolas privadas. Constitui também formação considerada prioritária, para o exercício de funções de coordenador/a de departamento curricular (de acordo com a legislação em vigor) e permite a obtenção de créditos de formação continua para progressão na carreira docente**.

* Para a edição de 2024/25, será solicitada, à semelhança das edições anteriores, a acreditação do curso pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, como formação especializada em Administração Educacional, para aqueles/as que, à data da admissão sejam educadores/as de infância ou professores/as do ensino básico e secundário profissionalizados/as e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente, de acordo com o n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 95/97, de 23 de abril. 
** o curso de Mestrado em Administração Educacional é reconhecido para efeito de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.


Principais características

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou trabalho de projeto), sob orientação. 

Competências a desenvolver 

O curso visa desenvolver conhecimentos e competências associados ao exercício de funções de direção e de gestão educativa, designadamente:

  • Intervenção – tomada de decisão em educação, definição de estratégias de aprendizagem organizacional e de desenvolvimento local;
  • Gestão e avaliação de projetos – conceção, desenvolvimento e a análise de programas e projetos socioeducativos;
  • Consultoria e assessoria – apoio técnico e científico aos órgãos de administração e gestão e de coordenação das escolas e de outras organizações educativas locais; 
  • Análise crítica – analisar e interpretar a escola e outras organizações educativas locais à luz dos contributos teóricos das ciências sociais e da educação.
     

Funcionamento

Horário em tempo integral

  • Duração: quatro semestres letivos, abrangendo a parte curricular, bem como a preparação e apresentação da dissertação ou trabalho de projeto.  
  • Horário pós-laboral: segunda, terça e quinta-feira (das 18h às 21h); algumas sessões, com caráter excecional, ao sábado de manhã.