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As vantagens do nosso curso

O curso de mestrado em Administração Educacional visa desenvolver conhecimentos e competências associados à qualificação dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário para o exercício de funções de administração e gestão escolar, nomeadamente, para o exercício do cargo de diretor de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas públicas (de acordo com a legislação em vigor)* e de escolas privadas. Constitui formação considerada prioritária, para o exercício de funções de coordenador de departamento curricular (de acordo com a legislação em vigor) e permite a obtenção de créditos de formação continua.

* Será solicitada a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como formação especializada para a edição 2021 para aqueles que, à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente”, de acordo com o nº 2 do artigo 4º do Decreto Lei nº 95/97, de 23 de Abril. 
** A aguardar reconhecimento para efeitos de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

Principais características

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto de intervenção), sob orientação. 
 

Competências a desenvolver 

O curso visa desenvolver conhecimentos e competências associados ao exercício de funções de direção e de gestão educativa, com especial incidência nos seguintes domínios:

  • intervenção – contributos para a tomada de decisão em educação e para a definição de estratégias sustentadas de aprendizagem organizacional e de desenvolvimento local;
  • gestão e avaliação de projetos – contributos para a conceção, desenvolvimento e a análise de programas e projetos socioeducativos;
  • consultoria e assessoria – contributos para o apoio técnico e cientifico aos órgãos de direção executiva e de coordenação e orientação pedagógica das escolas e de outras organizações educativas locais. 
  • análise crítica – contributos que permitam analisar e interpretar a escola e outras instituições educativas locais à luz dos contributos teóricos das ciências sociais e da educação.
     

Funcionamento

Horário em tempo integral

  • Duração: quatro semestres letivos, abrangendo a parte curricular, bem como a preparação e apresentação da Dissertação. 
  • Horário pós-laboral: segunda, terça e quinta-feira (das 18h às 21h); algumas sessões, com caráter excecional, ao sábado de manhã.