As vantagens do nosso curso
O curso de mestrado em Administração Educacional visa desenvolver conhecimentos e competências associados à qualificação dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário para o exercício de funções de administração e gestão escolar, nomeadamente, para o exercício do cargo de diretor de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas públicas (de acordo com a legislação em vigor)* e de escolas privadas. Constitui formação considerada prioritária, para o exercício de funções de coordenador de departamento curricular (de acordo com a legislação em vigor) e permite a obtenção de créditos de formação continua.
* Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como formação especializada para a edição 2021 (Registo CCPFC/CFE-3590/22), para aqueles que, à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente”, de acordo com o nº 2 do artigo 4º do Decreto Lei nº 95/97, de 23 de Abril.
** A aguardar reconhecimento para efeitos de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.
Principais características
O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto de intervenção), sob orientação.
Competências a desenvolver
O curso visa desenvolver conhecimentos e competências associados ao exercício de funções de direção e de gestão educativa, com especial incidência nos seguintes domínios:
- intervenção – contributos para a tomada de decisão em educação e para a definição de estratégias sustentadas de aprendizagem organizacional e de desenvolvimento local;
- gestão e avaliação de projetos – contributos para a conceção, desenvolvimento e a análise de programas e projetos socioeducativos;
- consultoria e assessoria – contributos para o apoio técnico e cientifico aos órgãos de direção executiva e de coordenação e orientação pedagógica das escolas e de outras organizações educativas locais.
- análise crítica – contributos que permitam analisar e interpretar a escola e outras instituições educativas locais à luz dos contributos teóricos das ciências sociais e da educação.
Funcionamento
Horário em tempo integral
- Duração: quatro semestres letivos, abrangendo a parte curricular, bem como a preparação e apresentação da Dissertação.
- Horário pós-laboral: segunda, terça e quinta-feira (das 18h às 21h); algumas sessões, com caráter excecional, ao sábado de manhã.