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HABITAR A CASA. Convergências CMAG/ESELx

A exposição HABITAR A CASA. Convergências CMAG/ESELx, integra um conjunto de trabalhos realizados pelos estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa resultantes dos desafios lançados pelas visitas à Casa Museu, pela leitura de bibliografia relacionada com o Dr. Anastásio Gonçalves (1888-1965), nomeadamente excertos do diário da volta ao mundo escrito pelo próprio, bem como pelo confronto com a pintura dos mestres Vermeer, Delacroix, Botticelli, Miguel Ângelo entre outros.

Através do diário gráfico são propostos olhares sobre a arquitetura, os objetos e a memória do espaço da Casa. Registos rápidos de um desenho realizado na informalidade dos gestos conduzem-nos pelos corredores, salas, antecâmaras, nichos, objetos de porcelana, pinturas, esculturas e mobiliário - vislumbres de um espaço povoado pelas histórias passadas, mas também pelos passos de quem descobre a Casa e o Atelier do pintor Malhoa pela primeira vez.

A atenção perante o detalhe, o pormenor quase escondido da obra, a observação da sua estrutura compositiva e sobretudo a luz que modela cada cena são princípios que integram o conjunto fotográfico que parte da proposta de recriação de uma pintura. Questões de ordem técnica e compositiva (colocadas pela produção da cena da obra recriada, estudo de iluminação, captura e edição digital da imagem) convergem numa compreensão mais abrangente da obra de arte com o seu tempo e espaço de criação, as suas dimensões conceptuais e/ou ideológicas e sobretudo na capacidade de saber observar, ler e interpretar. Os trabalhos apresentados constituem um desafio para a consumação de um projeto semelhante tendo por referência obras cujo tema é o retrato da coleção de pintura da Casa-Museu que se constitui, também, numa visão renovada e atual do retrato.

Finalmente, saímos do espaço museológico e passamos também nós a habitar a Casa.

Então, o Dr. Anastácio Gonçalves recebe-nos à mesa para jantar, travamos conhecimento com a prima Maria Lucília e apertamos a mão a Calouste Gulbenkian. Deixamo-nos inundar pelo pitoresco espaço, pela vivência inscrita dos objetos sobre a mesa, pelos sons que a sua materialidade guardou, pela luz que perpassa o vitral francês; na intimidade daquele espaço, o colecionador serve-nos do seu vinho e divagamos com ele pelas viagens e as memórias inscritas nos objetos que colecionou. A intervenção na sala de jantar resulta de um trabalho realizado em colaboração com a área departamental de engenharia de Eletrónica, Computadores e Multimédia do ISEL.

Por fim, resta-nos congratular pela parceria estabelecida entre a Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves e a Escola Superior de Educação de Lisboa que anuncia, a partir dos trabalhos agora expostos, um conjunto de possibilidades de desenvolvimento de projetos que, partindo dos processos criativos inerentes às artes visuais, ao design de produto e comunicação, possam dialogar com a memória e a atualidade de um espaço consagrado à criação, à educação e à formação integral do ser humano.

Lisboa, 6 de setembro de 2016
Paulo Andrade
Sandra Antunes
Teresa Matos Pereira
Tiago Veiga

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