Skip to main content

 

                                                                     

Este livro enquadra-se num projeto de parceria entre a ESELx-IPL e o CET-FL.UL, refletindo a formação desenvolvida na Pós-Graduação em Marionetas e Formas Animadas da ESELx e as atividades de investigação realizadas, na mesma área, no Centro de Estudos de Teatro. Tem a chancela da editora Companhia das Ilhas e inclui, entre os autores dos 11 capítulos, professores da ESELx, investigadores de outras instituições de ensino superior e criadores de diferentes estruturas artísticas.

Apresenta-se como resposta ao apelo de revalorização das marionetas e formas animadas, que alia, necessariamente, as vertentes da criação, da investigação e da formação, cuja confluência tem dado origem à recuperação ou preservação de tradições e à renovação ou disseminação de práticas artísticas. Se as marionetas e as formas animadas têm sido, elas próprias, para muitos, e ainda hoje, “coisas inquietantes” (seja porque desafiam os limites do humano, seja porque a vida que adquirem põe em causa antíteses como animado/inanimado), descobri-las e estar na sua presença — por acaso ou de forma intencional — pode ser também, e cada vez mais, um inquietante desafio.

O lançamento ocorreu a 13 de outubro de 2020, no âmbito do Festival Internacional de Marionetas do Porto, apresentado no Mira Fórum por Mário Moutinho.