Skip to main content

O Mestrado em Educação Especial é um curso de 2.º ciclo de estudos, com um total de 120 ECTS e a duração de 4 semestres, que visa a formação de professores de educação especial, enquadrado pelo Decreto Lei nº 54/2018, capazes de promover processos de educação inclusiva. O curso está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) até 31/07/2027.

O curso tem duas áreas de especialização:

(i) Problemas de Cognição e Multideficiência
(ii) Problemas na Aprendizagem e no Comportamento

 

As vantagens do nosso curso

O curso confere o grau de Mestre em Educação* e será solicitada a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como formação especializada na área de especialização Problemas de Cognição e Multideficiência para aqueles que, à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente”, de acordo com o nº 2 do artigo 4º do Decreto Lei nº 95/97, de 23 de Abril.

* Mestrado reconhecido para efeito de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a  listagem com os grupos de recrutamento.

 

Principais características 

O curso visa a formação de professores de educação especial capazes de promover processos de educação inclusiva. Mais especificamente, o curso busca proporcionar o aprofundamento do conhecimento no domínio da Educação Especial para que os/as formandos/as desenvolvam competências de avaliação, intervenção e inovação adequadas às situações problemáticas identificadas junto de populações com Necessidades de saúde especiais / Necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

O curso comporta três grandes dimensões:
· a primeira, de caráter mais geral, aborda temas relacionados com os processos de inclusão;
· a segunda centrada nas respostas educativas para a população com Problemas de Cognição e Multideficiência ou com Problemas na Aprendizagem e no Comportamento, conforme a área de especialização; 
· a terceira visa desenvolver competências de investigação necessárias à elaboração da Dissertação ou do Projeto de Intervenção.

 

Objetivos de aprendizagem

O mestrado em Educação Especial pretende conjugar as competências exigidas para o desempenho de novas funções no sistema educativo com as competências de investigação e inovação que são caraterísticas do 2º ciclo de formação. Neste sentido, são objetivos de aprendizagem comuns às duas áreas de especialização:

  • adquirir conhecimentos atualizados na área da Educação Especial, contribuindo para a criação de um referencial teórico sólido e consistente sobre:
  1. desenvolvimento comum e atípico da criança e do jovem;
  2. diversidade dos processos de aprendizagem social e escolar;
  3. formas de identificação e avaliação de alunos com necessidades de saúde especiais / necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  4. papel do professor de educação especial como agente facilitador e mediador da inclusão no quadro organizacional da escola.
     
  • desenvolver capacidades de análise crítica das diferentes perspetivas e respostas educativas às crianças e jovens com Necessidades de saúde especiais / Necessidades de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  • desenvolver capacidades de questionamento e problematização dos contextos educativos que permitam a sua compreensão e sustentem processos de investigação e inovação;
  • identificar e selecionar metodologias de recolha e análise de dados adequadas aos objetivos de investigação, e que permitam uma reflexão fundamentada e problematizadora sobre o real;
  • cooperar com outros agentes educativos na elaboração de programas educativos individuais, selecionando as medidas educativas adequadas a cada caso.

 

Funcionamento

Horário em regime pós-laboral | 3.ª, 5.ª e 6.ª das 18h às 21h.