As vantagens do nosso curso
O curso confere o grau de Mestre em Educação e será solicitada a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como formação especializada para aqueles que, à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente”, de acordo com o nº 2 do artigo 4º do Decreto Lei nº 95/97, de 23 de Abril.
* Mestrado reconhecido para efeito de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.
Principais características
O curso visa a formação de professores de educação especial, enquadrado pelo Decreto Lei nº 54/2018, capazes de promover processos de educação inclusiva. O curso comporta três grandes dimensões: a primeira, de caráter mais geral, aborda temas relacionados com os processos de inclusão; a segunda centrada nas respostas educativas para a população com problemas de cognição e multideficiência; e na terceira visa-se desenvolver competências de investigação necessárias à elaboração da Dissertação ou Projeto de Intervenção.
Competências a desenvolver
- Identificação e avaliação de crianças e jovens com problemas de cognição e multideficiência;
- Implementação de planos e programas educativos individuais que respondam às necessidades das crianças/jovens e dos contextos em que se inserem;
- Cooperação, trabalho em equipa e partilha junto de pares, famílias e técnicos;
- Implicação ética e envolvimento efetivo e constante com a procura de respostas educativas inclusão;
- Identificação de problemas relevantes emergentes da prática e aplicação de técnicas e instrumentos de investigação que permitam uma reflexão fundamentada e problematizadora sobre o real.
Funcionamento
Horário em regime pós-laboral | 3.ª, 5.ª e 6.ª das 18h às 21h.