Passar para o conteúdo principal

A Licenciatura em Educação apresenta uma estrutura curricular abrangente, possibilitando aos estudantes definirem uma parte do seu percurso formativo, ao oferecer um amplo leque de Unidades Curriculares (UC) eletivas e ao proporcionar o desenvolvimento de atividades em contextos de educação diversificados no âmbito das UC de Iniciação à Prática Profissional (IPP). O corpo docente do curso é constituído por docentes que revelam sólida formação científica e pedagógica. É feito um acompanhamento sistemático de apoio aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. A forte ligação ao contexto profissional, é conseguida através de estágios desenvolvidos ao longo do curso em contextos diversificados, nomeadamente, de Creche/Jardim de Infância, e 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Possibilidade de frequentar o curso em horário pós-laboral.

A Licenciatura em Educação Básica pertence ao 1º ciclo de estudos de Bolonha, com um total de 180 ECTS.

Visa a formação de licenciados nas diversas áreas do saber, capacitando-os para a intervenção nos âmbitos da ação educativa, nomeadamente ATL, Ludotecas, Museus, Autarquias, Bibliotecas, Serviços de Pediatria, entre outros.

Contempla uma formação abrangente e diversificada em diferentes domínios (conceptual, ideológico-ético, artístico, sociológico, psicológico, pedagógico, metodológico e experimental). Esta licenciatura cumpre com o número de créditos exigido no Decreto-Lei 79/2014, permitindo a candidatura ao 2º ciclo de estudos no domínio da Educação pré-escolar e do Ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico.

Diurno ou pós-laboral