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Principais características

O Mestrado em Jogo, Brinquedos e Linguagens na Educação de Infância é um curso de 2.º ciclo de estudos, com um total de 120 ECTS e foi desenvolvido, de forma colaborativa por um consórcio que integra a Universidade de Córdova (UCO), (Córdova, Espanha), a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), (Lisboa, Portugal) e a Universidade de Marmara (UM), (Istambul, Turquia). O Mestrado apresenta um plano de estudos único no Espaço de Ensino Superior Europeu, apresentando uma estrutura que integra, de forma articulada, várias áreas da educação de infância, nomeadamente: o jogo e os brinquedos, a educação intercultural e o ensino de uma segunda língua. Cada semestre oferece um conjunto de unidades curriculares que integram os aspetos educacionais, interculturais e sociais da educação de infância e promovem oportunidades para interagir e colaborar com pessoas de diferentes culturas, nacionalidades, línguas e tradições, permitindo desenvolver uma consciência e competência intercultural e multilinguística. O Mestrado fomenta a interação entre as instituições do ensino superior e outras instituições culturais e educativas como os Museus do Brinquedo e do Brincar internacionais, os Centros de Investigação (como o CINDE na Colômbia e AIJU em Espanha) e NGOs que participam no curso. O Mestrado tem a duração de 4 semestres que se organizam da seguinte forma: o primeiro semestre é realizado na Universidade de Córdova, o segundo semestre na Escola Superior de Educação de Lisboa, e o terceiro na Universidade de Marmara. A supervisão da dissertação ou do projeto de intervenção que ocorre no quarto semestre é da responsabilidade das três instituições de ensino superior.
A língua de instrução é o inglês.
 

Objetivos e competências a desenvolver

Aprofundar conhecimentos em várias áreas de especialização na educação de infância, desenvolver ideias e pesquisas científicas originais no âmbito do jogo e dos brinquedos, da educação intercultural e da aquisição de uma segunda língua. 

  • Conhecer e compreender os fundamentos básicos das práticas de qualidade e da ética profissional na educação de infância.
  • Desenvolver novas metodologias, abordagens, conceitos e ferramentas para a educação de infância.
  • Desenvolver competências para assumir um papel ativo e autónomo em múltiplos contextos de educação de infância, ensino superior, investigação, museus e convocar a informação mais recente no âmbito de equipas nacionais e internacionais, tornando-se agentes de mudança capazes de responder às exigências de uma sociedade em mudança, complexa, multilingue e intercultural.

 

Coordenadores do Consórcio

Elena Gómez Parra (UCO)
Dalila Lino (ESELx)
F. Esra Molu (UM)

Mais informações e candidaturas em https://web.em-petal.eu