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As vantagens do nosso curso

A Pós-Graduação em Pedagogia Inclusiva pretende responder aos desafios com que se confrontam atualmente os/as profissionais de Educação, perante a urgência de educar Todas/os crianças/alunos, reconhecendo as características de cada um/a, de acordo com as disposições oficiais nacionais e internacionais neste domínio (Decretos-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e n.º 55/2018, de 6 de julho; Recomendação do Conselho Europeu, de 22 de maio de 2018, relativa à promoção de valores comuns, da educação inclusiva e da dimensão europeia do ensino (2018/C 195/01).

O curso destina-se aos profissionais de educação que pretendam:

  • aprofundar os seus conhecimentos no âmbito da Pedagogia Inclusiva,
  • analisar e refletir sobre as suas conceções, atitudes e práticas,
  • conceber/criar ambientes educativos inovadores que asseguram o acesso, a participação e o sucesso a todas/os crianças/alunos.

A organização do curso e o seu plano de estudos estão orientados para o aprofundamento e a problematização de temáticas ligadas à educação inclusiva, envolvendo diversas áreas do saber: Necessidades Educativas Especiais, Pedagogia, Psicologia e Sociologia.

O curso pode ser creditado como Formação Continua mediante aprovação do CTCFCP.
 

Competências a desenvolver

No final os/as nossos/as formandos deverão ser capazes de:

  • Conceber ambientes educativos e processos de ensino e de aprendizagem onde todas/os crianças/alunos podem  desenvolver competências afetivas, sociais e intelectuais;
  • Desenvolver competências de investigação-ação de modo a equacionar processos de inovação e mudança facilitadores de uma pedagogia inclusiva;
  • Implementar práticas de colaboração, de trabalho em equipa e de análise e reflexão sobre a intervenção
     

Funcionamento

Horário em regime pós-laboral (presencialmente às 2ª e 4ª feiras das 18.00 às 21.00).
Poderão ocorrer sessões online.