Passar para o conteúdo principal

AVISO*

Recomendações Gerais para uso responsável do Espaço*

1. O acesso só é permitido com uso de máscara, higienização das mãos à entrada e manutenção do distanciamento físico;
2. Os utilizadores deverão respeitar, obrigatoriamente, a sinalética existente e circular apenas pelas zonas permitidas;
3. A reserva de um lugar de estudo ou de um posto de computador deverá ser feita no Balcão de Atendimento. A reserva é feita por ordem de chegada.
4. A higienização do lugar de estudo ou posto de computador será feita também com a colaboração dos utilizadores;
5. Os livros só podem ser retirados, das estantes, pelos colaboradores. Para isso, deverão previamente pesquisar as obras no catálogo em https://eselx.biblio.ipl.pt/ e indicar quais as que pretendem. Os colaboradores irão buscá-las e colocá-las no posto de trabalho reservado;
6. Os livros devolvidos ficarão em quarentena;
7. Quando a Biblioteca atingir a sua lotação máxima, será afixado na porta de entrada essa mesma informação e apenas será permitida a entrada de utilizadores para requisição e devolução de obras.
8. A Biblioteca apenas poderá ser utilizada por membros da comunidade académica do Politécnico de Lisboa;


Serviços Disponíveis*

1. Empréstimo e devolução de livros. Entrega e receção de livros, na portaria da escola, para alunos do pós-laboral.
2. Acesso limitado à sala de estudo;
3. Acesso limitado a computadores;
4. Pesquisa bibliográfica e apoio na consulta a bases de dados;
5. Formação online, através da disponibilização de webinars;
6. Apoio a docentes e investigadores, no depósito de trabalhos científicos no repositório e atribuição de DOI a publicações científicas.

 


Historial

O Centro de Documentação e Informação da ESELx, foi criado em 1985 quando a ESELx iniciou as suas atividades como escola integrante da rede de estabelecimentos do Ensino Superior Politécnico .
Sendo a ESELx a herdeira pedagógica de duas instituições de formação de educadores e professores - A Escola do Magistério Primário e o Instituto Aurélio da Costa Ferreira - também delas herdou um importantíssimo Fundo Documental. 
 

Biblioteca

Cerca de 300 m2 de área onde se encontra o fundo documental 
Sala de Reservados : 
Cerca de 60 m2 onde se encontra um acervo de obras raras. 
Sala de estudo : 
Cerca de 100 m2, no átrio contíguo à sala de leitura

O Fundo Documental é constituído por cerca de 40.000 títulos de monografias, 400 títulos de publicações periódicas em que 74 são assinaturas, cerca de 150 títulos de Material Não-Livro, em regime de livre acesso. 
O fundo de Reservados é constituído por cerca de 4.500 obras de acesso restrito.

 

Objetivos

  • A Biblioteca /CDI tem como prioridade servir alunos e professores da ESELx e a comunidade educativa em geral especialmente no que respeita a informação do domínio das Ciências da Educação e das componentes científicas dos cursos aqui ministrados.
  • Disponibilizar o acesso à informação necessária às atividades pedagógicas e de investigação de alunos e professores da ESELx em particular, e da comunidade educativa em geral.
  • Apoiar a pesquisa de informação especialmente a alunos e facilitar-lhes o acesso aos fundos existentes na Biblioteca.
  • Ajudar a efectuar e a obter outras fontes de informação através do empréstimo interbibliotecas.
  • Manter-se actualizada em particular no que diz respeito a informação que sirva os conteúdos programáticos lecionados nos diferentes cursos da ESELx.
  • Relacionar-se com instituições afins - nacionais e estrangeiras - de modo a optimizar a difusão/utilização de fundos documentais.

 

Regulamento da Biblioteca