Passar para o conteúdo principal

As vantagens do nosso curso

Este Mestrado, único no panorama da formação avançada em Portugal, distingue-se:

  1. pelo tratamento articulado e, simultaneamente, específico das áreas em que incide (Artes Plásticas e Teatro), 
  2. por uma estrutura curricular teórico-prática equilibrada, com forte componente experimental, 
  3. pela incidência das suas abordagens em contextos diferenciados (escolares e extraescolares) e 
  4. pelas características do corpo docente, que conjuga importantes percursos académicos e artísticos.

* o curso, para os dois ramos, está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua correspondendo à componente da  Parte curricular 300h de formação e à componente da Dissertação 100h de formação.
** A aguardar reconhecimento para efeitos de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

 

Principais características 

O curso tem um total de 120 créditos (ECTS) e está organizado em 4 semestres, dos quais os dois últimos são exclusivamente dedicados à realização do trabalho académico final (dissertação ou projeto), sob orientação. Nos dois primeiros semestres, o plano de estudos integra unidades curriculares obrigatórias e opcionais (estas, em geral, na modalidade de “oficinas”). 

O plano de estudos, conjugado com a oferta de unidades curriculares que a ESELx disponibiliza em cada edição, permite a escolha, pelo mestrando, de diferentes percursos curriculares, que poderão incidir, genericamente, na Educação Artística ou, especificamente, numa das especializações.

 

Competências a desenvolver

No final do curso os nossos estudantes deverão ser capazes de: 

  • Conceber, planear, implementar e avaliar intervenções assentes em linguagens artísticas, em contextos educativos formais (escolas) e informais (estruturas e organizações de natureza sociocultural e comunitária);
  • Gerir intervenções (de âmbito curricular e não curricular), bem como organizar e produzir recursos, nas áreas de artes plásticas e de teatro, de acordo com conhecimentos científicos, artísticos e metodológicos atualizados;
  • Realizar atividades de pesquisa, organização de informação, escrita académica e disseminação de produção científica e artística, enquadradas por metodologias de investigação.

 

Funcionamento

Horário pós-laboral
Artes Plásticas: informações brevemente
Teatro: informações brevemente