Passar para o conteúdo principal

A Pós-graduação em Design de Produtos Interativos para Educação é um curso de 2.º ciclo de estudos, com um total de 60 ECTS e a duração de 2 semestres, que visa o aprofundamento de competências dos profissionais que exercem ou pretendem vir a exercer funções neste domínio, num quadro organizacional que pode ser bastante diversificado e que pode incluir desde indústrias criativas, através de gabinetes e ateliers de design, serviços educativos, museus, associações até ao universo escolar através de escolas e agrupamentos de escolas, administração central e local, passando por editoras e indústria de entretenimento. Em suma, A Pós-Graduação alia a criação e aprofundamento competências na intersecção entre Design e Educação, recorrendo a métodos e recursos que favorecem a transdisciplinaridade.

Destinatários

  1. Licenciados, mestres ou doutores de cursos afetos às ciências da educação;
  2. Licenciados, mestres ou doutores em cursos afetos ao design.
  3. Licenciados, mestres ou doutores em áreas relacionadas com as supramencionadas.
     

Objectivos

O curso de pós-graduação em Design de Produtos Interativos para Educação, pretende contribuir para a preparação de profissionais de design e educação para a sua integração e eventual coordenação de equipas multidisciplinares para desempenho de tarefas relacionadas com o design, a seleção e/ou implementação de Produtos Interativos para Educação. Do Brinquedo ao Recurso Educativo, passando pelos Produtos Interativos Gráficos e pelo trabalho, design e prototipagem em ambiente de Fablab, com especial ênfase nas tecnologias, design e recursos abertos, é esperado que os/as Estudantes/as desenvolvam as seguintes competências transversais:

  • Mobilização, integração e desenvolvimento dos conhecimentos e competências de design, análise e avaliação de Produtos Interativos para a Educação;
  • Definição de estratégias de utilização de tecnologias interativas em contexto educativo;
  • Seleção e utilização de metodologias de design de Produtos Interativos para a Educação;
  • Capacidade de Comunicação e Gestão de Projeto.
     

Organização e estrutura curricular

O curso de pós-graduação está dividido em duas componentes:
a)   uma componente de formação curricular (40 ECTS);
b)   uma componente de projeto suportada por trabalho autónomo, sessões de tutoria, seminários e uma componente letiva, orientada para o desenvolvimento de um projeto (20 ECTS).

Funcionamento

Local: ESELx – Campus de Benfica do IPL (com hipótese de realização de atividades noutras localizações afetas a Instituições Parceiras, a definir)
Horário: pós-laboral (2.ª, 3.ª e 5.ª feiras, das 18h às 21h; algumas sessões, com caráter excecional, ao sábado de manhã)