Passar para o conteúdo principal

A Pós-graduação em Design de Produtos Interativos para Educação é um curso, com um total de 60 ECTS e a duração de 2 semestres, que visa o aprofundamento de competências em design e prototipagem para a área educativa, servindo profissionais tanto da área da educação como da área do design, que pretendam desenvolver produtos ou projetos dentro da sua instituição ou mesmo abraçar novas oportunidades na área dos produtos interativos para educação.
O curso assenta num plano de estudos que privilegia uma definição abrangente e inclusiva do que pode ser um produto interativo. Assim, da app ao brinquedo, do digital ao tangível, todas as abordagens terão lugar neste curso.
Assim, o curso prevê a realização de um projeto final, avaliado através da UC de Projeto de Produtos Interativos para Educação, no entanto, formulado desenvolvido acompanhado nas diferentes UC’s de acordo com as temáticas e ferramentas que privilegiarão. Por fim, a interação com o Fablab Benfica, enquanto espaço de prototipagem será uma constante ao longo do curso.

Destinatários

  1.  Licenciados, mestres ou doutores de cursos afetos às ciências da educação;
  2.  Licenciados, mestres ou doutores em cursos afetos ao design;
  3. Licenciados, mestres ou doutores em áreas relacionadas com as supramencionadas.
     

Objectivos

O curso de pós-graduação em Design de Produtos Interativos para Educação pretende contribuir para a preparação de profissionais de design e educação para a sua integração e eventual coordenação de equipas multidisciplinares para desempenho de tarefas relacionadas com o design, a seleção e/ou implementação de produtos interativos para educação. Do brinquedo ao recurso educativo aberto, passando pelos produtos interativos gráficos e pelo trabalho, design e prototipagem em ambiente de Fablab, com especial ênfase nas tecnologias, design e recursos abertos, é esperado que os/as Estudantes/as desenvolvam as seguintes competências transversais:

  • Mobilização, integração e desenvolvimento dos conhecimentos e competências de design, análise e avaliação de produtos interativos para a educação;
  • Definição de estratégias de utilização de tecnologias interativas em contexto educativo;
  • Seleção e utilização de metodologias de design de produtos interativos para a educação;
  • Capacidade de comunicação e gestão de projeto.
     

Organização e estrutura curricular

O curso de pós-graduação está dividido em duas componentes:
a) uma componente de formação curricular (40 ECTS);
b) uma componente de projeto suportada por trabalho autónomo, sessões de tutoria, seminários e uma componente letiva, orientada para o desenvolvimento de um projeto (20 ECTS).

 

Funcionamento

Local
ESELx – Campus de Benfica do IPL (com hipótese de realização de atividades noutras localizações afetas a Instituições Parceiras, a definir)

Duração
dois semestres letivos, abrangendo a parte curricular, bem como a preparação e apresentação do Projeto.

Horário
pós-laboral, com horário a definir entre segunda-feira e sexta-feira das 18h às 23h e algumas sessões, com caráter excecional, ao sábado de manhã.

Nos restantes aspetos, o funcionamento do curso processar-se-á de acordo com o estabelecido no Regulamento Geral dos Cursos de 2.º Ciclo (Mestrados) da ESELx e no Regulamento de Frequência e Avaliação da ESELx, disponíveis em https://www.eselx.ipl.pt/candidatos/informacoes-academicas/regulamentos.

 


A Pós-graduação em Design de Produtos Interativos para Educação é apoiada em 2024-2025 pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - https://recuperarportugal.gov.pt.

Regulamento de Bolsas PRR | Descarregar
 

barra Prr24