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As vantagens do nosso curso

A Escola Superior de Educação de Lisboa no intuito de acompanhar a preocupação nacional e internacional de apostar na educação e na intervenção dos 0 aos 6 anos, propõe-se aprofundar e desenvolver esta área científica de formação e de investigação, criando o mestrado em Intervenção Precoce. O presente mestrado insere-se numa ciclo de atividades de investigação (financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia) e de formação da Escola Superior de Educação de Lisboa na área da Educação da Primeira Infância e Intervenção Precoce, em com várias instituições académicas e científicas nacionais e internacionais com protocolo com o SNIPI (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância). A parceria internacional inclui aulas conjuntas por vídeo conferências ou presenciais e a possibilidade de estagiar ou fazer a dissertação noutros países. Este curso transdisciplinar prepara os formandos para o exercício da intervenção precoce (para a avaliação e intervenção em casos reais).

*Será solicitada a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como formação especializada para a edição 2021 para aqueles que, à data da admissão sejam educadores de infância, professores do ensino básico ou professores do ensino secundário profissionalizados e com, pelo menos, 5 anos de serviço docente”, de acordo com o nº 2 do artigo 4º do Decreto Lei nº 95/97, de 23 de Abril. 

** Mestrado reconhecido para efeito de progressão da carreira por parte da DGAE. Consulte a listagem com os grupos de recrutamento.

 

Principais características 

O decreto-lei nº281/2009 (DR, I série, nº 193) criou o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) que visa dar cobertura nacional às práticas de intervenção e a expansão das equipas de IP, designar áreas prioritárias, formalizar a necessidade de articulação dos serviços de educação, saúde e ação social e designar as competências das equipas locais. Tal medida, acarreta a necessidade de formar mais profissionais no âmbito da IP. Este curso insere-se nos objetivos da lei dado que: 

  • oferece formação a educadores e a outros a profissionais da infância e da família com elevado nível de preparação científico, técnico e pedagógico; 
  • permite a realização de atividades de investigação; 
  • oferece um programa de formação-reconversão com vista à formação contínua e permanente dos técnicos; 
  • favorece o intercâmbio com instituições públicas ou privadas, nacionais e estrangeiras; 
  • pela intervenção dos profissionais formados neste curso pretende-se que este curso preste um serviço à comunidade. 

 

Competências a desenvolver 

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir pelos estudantes: 

  • capacidade de análise crítica sobre a legislação e literatura científica em Primeira Infância e Intervenção Precoce (IP);
  • aquisição de competências de observação e de intervenção directa com as famílias como: a identificação dos recursos e das necessidades da criança e da família, a identificação do plano dos apoios a prestar, o estabelecimento do plano individual de apoio à criança e à família, promoção de práticas ecológicas e avaliação dos resultados; 
  • aquisição de competências de observação alargada: avaliação do impacto dos contextos de vida e vários níveis ecológicos no desenvolvimento da criança; avaliação qualidade de vida criança;
  • aquisição de competências de intervenção: promoção de oportunidades de socialização e de desenvolvimento em domicílio; preparação das transições; e promoção de oportunidades de integração da família na comunidade; 
  • habilitação para o trabalho em equipa e estabelecimento de parcerias;
  • aquisição de competências de investigação e de comunicação de resultados.

 

Funcionamento

Horário em tempo integral

Horário Pós-Laboral

  • Terças e Quintas -18h00 às 21h30m
  • Quartas - 18h00 às 22h30m

Os tempos de trabalho de campo e de trabalho de grupo estão integrados no horário do curso (apenas o estudo individualizado não está incluido). Ou seja, os formandos não requem de mais tempo para elaborar os trabalhos pedidos.