Passar para o conteúdo principal

Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior

Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.
 

Quem pode candidatar-se

Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matrícula e/ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.

Podem requerer a mudança para um par instituição/curso os estudantes que:
a) Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído;
b) Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso que pretendem ingressar, no âmbito do regime geral de acesso;
c) Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela ESELx, no âmbito do regime geral de acesso.

O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

No caso dos estudantes que ingressaram no ensino superior através das modalidades especiais de acesso, concretamente através das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos e ao abrigo do estatuto do estudante internacional podem requerer a mudança de par instituição/curso desde que: i) Tenham realizado os exames do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso que pretendem ingressar e tenham obtido a classificação mínima exigida pela ESELx, no âmbito do regime geral de acesso; ou em alternativa, ii) Satisfaçam as condições específicas da via de ingresso para o curso que pretendem ingressar.

No caso do Curso Música na Comunidade é ainda exigida a aprovação na Prova Específica (para mais informações consulte aqui).

Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para ciclos de estudos de licenciatura ou ciclos de estudos integrados de mestrado.

Vagas

O número total de vagas, assim como a sua distribuição pelas licenciaturas é fixado anualmente.

* Informação sobre o número de vagas será disponibilizada brevemente.
Licenciatura em Animação Sociocultural (diurno): 
Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias: 
Licenciatura em Educação Básica (diurno): 
Licenciatura em Educação Básica (pós-laboral): 
Licenciatura em Mediação Artística e Cultural: 
Licenciatura em Música na Comunidade: 

Contacto | s.academicos@eselx.ipl.pt