Passar para o conteúdo principal

ESELx celebra 50 anos do 25 de abril

imagem
ESELx

A Escola Superior de Educação de Lisboa celebra os 50 anos do 25 de abril de 1974, a histórica quinta-feira que pôs fim à mais longa ditadura europeia e ofereceu liberdade e democracia ao povo português. As comemorações, que se estenderão até 25 de abril de 2025, data em que se celebra as primeiras eleições livres para a Assembleia Constituinte (1975), prometem ser um momento de festa, mas também de reflexão em torno da importância e do alcance paras gerações futuras daquele dia inicial inteiro e limpo, como escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen.

Celebrar a democracia, a liberdade ou a defesa dos direitos humanos não significa apenas olhar pelo retrovisor da história do Portugal contemporâneo. Em pleno século XXI e com um distanciamento de cinco décadas em que muito Portugal mudou, este apelo à memória deve ser um pretexto para olharmos o caminho que temos feito enquanto sociedade. Por isso, ao longo dos próximos meses a ESELx organizará uma série de atividades que visam não só relembrar os acontecimentos que levaram à Revolução dos Cravos, mas também discutir o seu legado e impacto na sociedade atual. 

Neste percurso comemorativo procurar-se-á contribuir para essa discussão do passado feito presente através de momentos em torno de questões políticas, sociais, culturais e outras que queiram ver associadas à comemoração.

E, em honra aos valores de Abril, queremos apelar à participação e ao envolvimento de todas e de todos nesta que é uma data património do nosso País.

 

Atividades

22 de abril
18h
sala 300

Roda de Histórias de Liberdade

Pós-Graduação em Animação de Histórias

Folha de Sala

 

24 de abril
18h
Biblioteca

10.ª Sessão
Clube de Leitura

Noite dos Livros Censurados

 

19 de maio
17h
Salão Nobre

Cantam Revolução
RioLisboa

Concerto