Passar para o conteúdo principal

II Jornadas Pedagógicas

As II Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Lisboa, dia 1 de outubro de 2025, organizadas pelo Conselho Pedagógico e pela Presidência da Escola, constituem um espaço de reflexão e debate em torno dos desafios atuais e das possibilidades de transformação das práticas nas Instituições de Ensino Superior, visando promover um diálogo entre docentes, investigadores e estudantes. Reconhecendo que a Inovação Pedagógica é um processo dinâmico, polissémico e multidimensional que exige um conhecimento científico sólido, abertura, criatividade e que assume um compromisso com a qualidade da aprendizagem, esta será a temática destas II Jornadas.

Durante a manhã, as jornadas contarão com dois momentos plenários, uma mesa redonda e um painel. A mesa redonda incidirá sobre o tema da Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Saberes interdisciplinares, poderes e desafios. De modo a ser possível discutir esta temática sobre diferentes olhares, esta mesa contará com a participação de uma psicóloga, uma docente do ensino superior e socióloga, e de uma estudante do ensino superior, futura professora dos primeiros anos. O segundo momento plenário da manhã focar-se-á nos Processos e Práticas de Inovação Pedagógica: Análise e Posicionamento crítico e contará com a apresentação de três docentes da Escola Superior de Educação de Lisboa que, com o apoio da moderadora e com base nas suas experiências e vivências, partilharão os seus pontos de vista sobre a temática em análise.

Na parte da tarde, decorrerão, simultaneamente, três sessões práticas, uma focada em ensaios visuais, outra no design personalizado no Moodle com recurso a Inteligência Artificial e uma sobre Inteligência Artificial para a elaboração de trabalhos. Por fim, as jornadas culminarão com a apresentação da visão sobre os trabalhos e vivências do dia de duas estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Estas jornadas afirmam-se, deste modo, como uma oportunidade para fomentar a reflexão critica sobre o papel da Inovação Pedagógica no Ensino Superior, tratando-se de mais um espaço, na ESELx, para discutir práticas docentes e culturas profissionais partilhadas que contribuam para uma renovação contínua de pensamento sobre o tema.