Passar para o conteúdo principal

Exposição | Geometrias da Luz e da Sombra

imagem
Sala de Exposições

“Geometrias da Luz e da Sombra” é a primeira de duas mostras de trabalhos elaborados por estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica da ESELx, na UC de Artes Plásticas II, para o estudo de questões ligadas ao pensamento e aos processos criativos, aliados a princípios da perceção e comunicação visual, para a planificação e conceção de projetos e atividades capazes de estimular a criatividade.  

Considerando, como vimos afirmando, a ação artística como um modo de problematização de dado objeto de estudo e os processos artísticos como investigativos. Desafiámos os nossos estudantes a estudar o processo artístico/investigativo do artista venezuelano Tola Navarro (n.1984), preocupado com o o papel da luz na construção das fomas e dos espaços.

Aspirando não a cópia, mas o desenvolvimento de ação educativa de natureza ativa e experimental, privilegiámos os processos exploratórios e a construção de conhecimento por ação da experiência direta e da manipulação dos meios atuantes, das técnicas e dos materiais ao dispor do estudante.   

Aspirando à desconstrução da apreensão, que amiúde observamos à chegada destes estudantes, face à área de estudos em apreço. Desenvolvemos práticas educativas  integradoras, na medida em que a qualidade dos resultados decorre do acompanhamento próximo do estudante ao longo do seu próprio processo de descoberta, por exercício reflexivo e crítico em torno da ação dos mais elementares fundamentos da linguagem visual, dos instrumentos, das técnicas e dos materiais. 

Finalmente, assumindo uma posição didática em termos de curadoria educativa. Projetámos o espaço expositivo também ele como um laboratório: onde o observador pode experimentar o modo como a luz, a sombra e a composição elaborada por cada estudante dialogam, entre si e para com o meio,  para a transformação da percepção e da experiência próprias face ao espaço inicial da galeria; onde o investigador pode descobrir pontos, linhas, tramas, estruturas, simetrias, módulos e padrões, formas polígonais, geratrizes, poliédros, superfícies de revolução, ilusões de óptica ou outras tantas conexões para com as suas áreas de estudo.

Aspirando enfim à capacitação de futuros agentes educativos para a consideração, o estudo e a mobilização dos processos artísticos como modos de desenvolvimento de investigação e conhecimento.

 

                 

 

Organização, curadoria e textos | Joana Ferreira, Joana Matos e Sandra Antunes.