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Num tempo em que os desafios ambientais, sociais, culturais e económicos se entrelaçam de forma complexa e urgente, a educação emerge como um eixo estruturante para a construção de sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis. A crise planetária do século XXI — marcada pela degradação ambiental, desigualdades sociais e instabilidade económica — exige uma transformação profunda nos modos de pensar, agir e educar (Mensah, 2019).

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) tem sido reconhecida internacionalmente como um instrumento essencial para promover essa mudança, ao integrar os pilares ambiental, social e económico da sustentabilidade nos processos educativos (UNESCO, 2021). Neste contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas, oferecem um quadro de referência global que convoca a educação a desempenhar um papel ativo na promoção de sociedades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. A EDS, ao alinhar-se com os ODS, capacita os educandos a tomar decisões informadas e a agir de forma responsável para promover a integridade ambiental, a viabilidade económica e a justiça social (UNESCO, 2017).

Apesar da sua presença em documentos orientadores e políticas públicas, a EDS ainda enfrenta desafios significativos de implementação, como a fragmentação curricular, a ausência de formação docente adequada e a distância entre os conteúdos escolares e os contextos sociais reais (Mensah, 2019). A investigação tem demonstrado que a integração de práticas sustentáveis no ambiente escolar — como metodologias ativas, projetos interdisciplinares e envolvimento comunitário — contribui não apenas para a consciencialização ambiental, mas também para o desenvolvimento de uma cidadania crítica e participativa (Silva, 2022).

Este encontro pretende, assim, ser um espaço de partilha, reflexão e debate em torno de práticas, investigações e políticas educativas que contribuam para a promoção da sustentabilidade em múltiplas dimensões — reconhecendo a educação como ponte entre o presente e futuros possíveis.
 

1.     Promoção da sustentabilidade social, cultural e económica nos processos educativos

Esta linha foca-se em propostas que apresentem projetos, práticas, investigações ou experiências pedagógicas centradas em aspetos sociais, culturais e económicos que enformam os processos educativos, independentemente do nível e contexto. A sustentabilidade é entendida como um compromisso ético e pedagógico que deve nortear os processos educativos, contribuindo para a equidade social, a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento económico. Nesta linha, são bem-vindas reflexões teóricas e práticas que contribuam para uma educação mais justa e transformadora, de acordo com a EDS.

2.     Abordagens educativas promotoras de sustentabilidade ambienta

A linha Abordagens educativas promotoras de sustentabilidade ambiental acolhe propostas que explorem práticas, investigações ou experiências pedagógicas orientadas para o desenvolvimento de uma consciência ecológica crítica e comprometida. Pretende-se reunir contributos que evidenciem como a educação pode mobilizar conhecimentos, valores e ações em prol da preservação ambiental, através de metodologias ativas, projetos interdisciplinares, trabalho de campo ou outras estratégias que articulem saberes escolares com os desafios ambientais do presente. Esta linha convida, assim, à partilha de abordagens que integrem a sustentabilidade ambiental de forma transversal, contextualizada e transformadora nos diferentes níveis e contextos educativos.

3.     Perspetivas integradas sobre a sustentabilidade em contextos sócio-educativos

Nesta linha, assume-se a relevância do reconhecimento quer da real interconexão entre áreas de atuação e do conhecimento, quer ainda da complexidade das teias de que a(s) realidade(s) e a existência se compõem - predecessores da interdependência entre os pilares ambiental, social e económico da sustentabilidade.  Esta linha de chamada convoca a apresentação de investigação, projetos, processos, estratégias, estudos de caso ou ações do foro da social e/ou educação, integrados e integradores, cuja moldura epistemológica e metodológica convoque esta intersecção crítica, capaz de dar sustentação a sentido(s) de mudança de paradigma de desenvolvimento, capazes de potenciar construções de futuro, no sentido do desenvolvimento sustentável.   

Mensah, J. (2019). Sustainable development: Meaning, history, principles, pillars, and implications for human action. Cogent Social Sciences, 5(1), 1653531. https://doi.org/10.1080/23311886.2019.1653531

Silva, J. C. (2022). Educação para o desenvolvimento sustentável: impactos do programa Eco-Escolas na conscientização ambiental numa escola portuguesa [Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa]. Repositório ULisboa. https://repositorio.ulisboa.pt/bitstream/10451/61954/1/educacao-para-o-desenvolvimento-sustentavel.pdf

UNESCO. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagemhttps://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197

UNESCO. (2021). Education for Sustainable Development: A roadmaphttps://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374802

 

Contribuições

Convida-se à submissão de resumos alargados (até 29 de setembro de 2025), no âmbito dos eixos temáticos:
 

Os resumos alargados devem ser:

> Trabalhos originais;
> Redigidas em Português, Inglês ou Castelhano;
> Em formato Word;
> Máximo até 4 páginas (inclusive), incluindo todo o texto, nomeadamente referências, e figuras e tabelas, se necessário;
> Número máximo de duas submissões como 1.º autor;
> As comunicações aceites serão publicada num livro de resumos do Encontro.
> Os autores das comunicações aceites serão convidados a submeter o texto completo a uma revisão cega por pares para integrar um número da revista Da Investigação às Práticas (indexada na Scielo), do CIED, a sair em 2026.
 
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