Passar para o conteúdo principal

imagem espetáculo

PT
Edmundo

Um homem comum, como tantos ou tão poucos, que encontra beleza nas coisas mais simples.


Ficha técnica

Autoria: José Quevedo
Encenação e cenografia: Gabriela Céspedes e José Quevedo
Interpretação: José Quevedo
Canções: Leonardo Olivieri
Desenho de luz. José Quevedo e Gabriela Céspedes
Produção: José Quevedo
Construção de marionetas: Telba Carantoña Teatro
Construção cenográfica: Telba Carantoña Teatro
Técnica: Lambe-lambe
Duração: 2’30’’

[Espetáculo sem recurso a palavra falada.]

Fotografia @Emmanuel Gunezler

EN
Edmundo

A common man, like so many or so few, who finds beauty in the simplest of things.
 

Technical Details

Author: José Quevedo
Direction and Scenography: Gabriela Céspedes and José Quevedo
Performance: José Quevedo
Songs: Leonardo Olivieri
Lighting Design: José Quevedo and Gabriela Céspedes
Production: José Quevedo
Puppet Construction: Telba Carantoña Theatre
Scenographic Construction: Telba Carantoña Theatre
Technique: Lambe-lambe

Duration: 2 minutes and 30 seconds

[Show without the use of spoken word.]

Photography @Emmanuel Gunezler

imagem espetaculo

PT
ALMA

Um homem leva uma vida normal. Até que um dia acorda e não se lembra de quem é, como se chama. Dizem-lhe que perdeu a alma. O que fazer para a reencontrar?
 

Ficha técnica

A partir do texto: Alma Perdida, de Olga Tokarczuk
Criação e manipulação: Rita Mendes
Apoio à construção: Marco Fonseca e Cristina Ramos
Criado do âmbito da Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas
Técnica: Manipulação à vista
Duração aproximada: 5’

[Língua de apresentação: Português]

EN
ALMA (SOUL)

A man leads a normal life until one day he wakes up and cannot remember who he is or his name. He is told that he has lost his soul. What can he do to find it again?
 

Technical Details

Based on the text: "Lost Soul" by Olga Tokarczuk
Creation and manipulation: Rita Mendes
Construction support: Marco Fonseca and Cristina Ramos
Created within the scope of the Postgraduate Program in Puppets and Animated Forms
Technique: Visible Manipulation
Approximate duration: 5 minutes

[Language of presentation: Portuguese]

imagem espetáculo

PT
Rosa e os três namorados

O Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc. XVII introduzido em Portugal  por marionetistas italianos e  franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta.  O repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar.
Os Valdevinos Teatro de Marionetas incluem no seu repertório o tradicional Teatro Dom Roberto, as peças O Barbeiro Diabólico, A Tourada à Portuguesa, Rosa e os Três Namorados e O Castelo dos Fantasmas. Para além do repertório tradicional acrescenta duas novas histórias originais com o Dom Roberto como protagonista por terras de Sintra, em duas das suas realidades: o mar em “O Pescador” e o campo em “O Moleiro e o Burro”.
Em Rosa e os Três Namorados, que aqui se apresenta, Rosa aproveita a saída dos patrões para receber os seus namorados em casa, o Sapateiro, o Ourives e o Brasileiro, que lhe prometem mundos e fundos. Depois de muita “truca, truca, truca” com eles e de os esconder nos armários, os patrões chegam e é um caso sério. O patrão chama o guarda, que começa a dar paulada em todos os namorados. Aproveitando a nova saída dos patrões, Rosa puxa o guarda para a cama e “truca, truca, truca”…
 

Ficha técnica

Autor: Teatro Popular Português
Bonecreiro: Fernando Cunha
Construção de Bonecos e Adereços: Ana Pinto
Marceneiro: José Arruda Figueiredo
Serralheiro: Joaquim Guerreiro
Pesquisa: Valdevinos
Design gráfico/web: Norma Carvalho
Vídeo/Fotografia: Ricardo Reis
Produção: Valdevinos Teatro de Marionetas
Técnica: Teatro Dom Roberto
Duração: 20’

[Língua de apresentação: Português]

Fotografia @Norma Carvalho

EN
Rosa and the Three Suitors

Dom Roberto Theatre, also known as Robertos' Theatre, is a traditional Portuguese puppet theatre repertoire. Its origins date back to the 17th century when it was introduced in Portugal by Italian and French puppeteers, influenced by the Italian Commedia dell'Arte. It adapted to the Portuguese cultural reality, following the European tradition of popular heroes, with the character Dom Roberto, who is capable of overcoming death itself. A notable feature of all characters is their distorted voice, achieved using a reed. This repertoire has reached our times through the hands of master puppeteers who wandered from place to place alone, passing down the legacy of this tradition that we strive to preserve.
Valdevinos Puppet Theatre's repertoire includes the traditional Dom Roberto Theatre, with plays such as The Diabolical Barber, Portuguese Bullfight, Rosa and the Three Suitors, and The Castle of Ghosts. In addition to the traditional repertoire, they have added two original new stories featuring Dom Roberto as the protagonist in the land of Sintra, covering two realities: the sea in "The Fisherman" and the countryside in "The Miller and the Donkey".
In Rosa and the Three Suitors, presented here, Rosa takes advantage of her employers' absence to entertain her suitors at home: the Shoemaker, the Goldsmith, and the Brazilian, who promise her the world. After much "knock, knock, knock" with them and hiding them in closets, the employers return, and serious trouble ensues. The employer calls the guard, who starts beating up all the suitors. Seizing another opportunity when the employers leave, Rosa pulls the guard into bed for more "knock, knock, knock"...
 

Technical Details

Author: Portuguese Popular Theatre
Puppeteer: Fernando Cunha
Puppet and Props Construction: Ana Pinto
Carpenter: José Arruda Figueiredo
Blacksmith: Joaquim Guerreiro
Research: Valdevinos
Graphic/Web Design: Norma Carvalho
Video/Photography: Ricardo Reis
Production: Valdevinos Puppet Theatre
Technique: Dom Roberto Theatre

Duration: 20 minutes

[Language of presentation: Portuguese]

Photography @Norma Carvalho

imagem espetáculo

PT
O pai que se tornou mãe

O que é “dar à luz”?

Quando pensamos em nascimento, pensamos em milagre, em luz, no ventre feminino em forma de lua à espera de “dar à luz”.

Quando Mário e Maria, dois cavalos marinhos, decidiram ter bebés nunca imaginaram que a sua estória iria ser diferente.

Entre baleias e golfinhos, tempestades e marés, o pai que se tornou mãe, submerge-nos, até ao aos limites do amor. A fantástica aventura da vida, contada a partir de um nascimento…

… e com um final feliz.

EN
The father who became a mother

What is “giving birth”?

When we think of birth, we think of a miracle, of light, of the moon-shaped female womb waiting to “give birth”.

When Mário and Maria, two seahorses, decided to have babies they never imagined that their story would be different.

Between whales and dolphins, storms and tides, the father who became a mother, submerges us, to the limits of love. The fantastic adventure of life, told from a birth…

…and with a happy ending.