Curso integrado na programação da exposição "Espelhos de Ver por Dentro: o teatro no neorrealismo português", patente no Museu do Neorrealismo, entre 29 de novembro e 26 de abril de 2026.
Curadoria e Programação: Miguel Falcão
Aberto ao público em geral. Entrada livre.
- Sessões
Sessão 1
Alves Redol – Forja (1948)Formador
Miguel Falcão (Curador, Professor da ESELx-IPL, Investigador do CET-FLUL e Dramaturgo)10 de janeiro
10h00/ 12h30
Auditório
Sessão 2
Romeu Correia – O cravo espanhol (1969)Formadora
Edite Condeixa (Professora, Ensaísta e investigadora da obra de Romeu Correia)24 de janeiro
10h00/ 12h30
AuditórioSessão 3
Luiz Francisco Rebello – O dia seguinte (1948-1949)Formadora
Graça Dos Santos (Pró-Reitora para a Cultura da Universidade Paris-Nanterre e Investigadora do CRILUS)7 de fevereiro
10h00/ 12h30
AuditórioSessão 4
Avelino Cunhal – Ajuste de contas (1947)Formadora
Paula Magalhães (Investigadora do CET-FLUL)21 de fevereiro
10h00/ 12h30
AuditórioSessão 5
Luís de Sttau de Monteiro – Felizmente há luar! (1961)Formador
Domingos Lobo (Poeta, Ficcionista, Dramaturgo e Ensaísta)7 de março
10h00/ 12h30
AuditórioSessão 6
Bernardo Santareno – A traição do Padre Martinho (1969)Formador
Maria João Brilhante (Professora Jubilada da FLUL e Investigadora do CET-FLUL)21 de março
10h00/ 12h30
Auditório- Ação de Formação
O conjunto de seis sessões encontra-se acreditado, pelo CCPFC, como curso de formação contínua.Registo: CCPFC/137576/25
Nº de horas acreditadas: 15
Modalidade: Curso de Formação
Grupos recrutamento: 200, 210, 220, 300, 400 e 410.
Os docentes que pretendam obter a formação creditada devem cumprir as seguintes condições:
- Efetuar a inscrição gratuita – formulário Descarregar, enviar o formulário preenchido para comunicacao@eselx.ipl.pt
- Garantir a assiduidade nas sessões do curso.
- Realizar uma reflexão escrita, a enviar até 12 de abril, para o email (comunicacao@eselx.ipl.pt), sobre um aspeto específico relacionado com um dramaturgo e uma obra ou sobre um aspeto transversal a várias sessões (com: indicação de título e autor; extensão entre 2000 e 3000 carateres com espaços; letra times new roman 11; espaçamento 1.5).
O não cumprimento das três condições, cumulativamente, é determinante do não reconhecimento das horas de formação.
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