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Curso | Dramaturgia neorrealista: Seis dramaturgos – Seis peças

Curso integrado na programação da exposição "Espelhos de Ver por Dentro: o teatro no neorrealismo português", patente no Museu do Neorrealismo, entre 29 de novembro e 26 de abril de 2026.

Curadoria e Programação: Miguel Falcão

Aberto ao público em geral. Entrada livre.
 

Sessões

 

Sessão 1
 Alves Redol – Forja (1948)

Formador
Miguel Falcão (Curador, Professor da ESELx-IPL, Investigador do CET-FLUL e Dramaturgo)

10 de janeiro
10h00/ 12h30
Auditório
 

Sessão 2
Romeu Correia – O cravo espanhol (1969)

Formadora
Edite Condeixa (Professora, Ensaísta e investigadora da obra de Romeu Correia)

24 de janeiro
10h00/ 12h30
Auditório

Sessão 3
Luiz Francisco Rebello – O dia seguinte (1948-1949)

Formadora
Graça Dos Santos (Pró-Reitora para a Cultura da Universidade Paris-Nanterre e Investigadora do CRILUS)

7 de fevereiro
10h00/ 12h30
Auditório

Sessão 4
Avelino Cunhal – Ajuste de contas (1947)

Formadora
Paula Magalhães (Investigadora do CET-FLUL)

21 de fevereiro
10h00/ 12h30
Auditório

Sessão 5
Luís de Sttau de Monteiro – Felizmente há luar! (1961)

Formador
Domingos Lobo (Poeta, Ficcionista, Dramaturgo e Ensaísta)

7 de março
10h00/ 12h30
Auditório

Sessão 6
Bernardo Santareno – A traição do Padre Martinho (1969)

Formador
Maria João Brilhante (Professora Jubilada da FLUL e Investigadora do CET-FLUL)

21 de março
10h00/ 12h30
Auditório
Ação de Formação


O conjunto de seis sessões encontra-se acreditado, pelo CCPFC, como curso de formação contínua.

Registo: CCPFC/137576/25
Nº de horas acreditadas: 15
Modalidade: Curso de Formação
Grupos recrutamento: 200, 210, 220, 300, 400 e 410.
 

Os docentes que pretendam obter a formação creditada devem cumprir as seguintes condições:

  • Efetuar a inscrição gratuita – formulário Descarregar, enviar o formulário preenchido para comunicacao@eselx.ipl.pt
  • Garantir a assiduidade nas sessões do curso.
  • Realizar uma reflexão escrita, a enviar até 12 de abril, para o email (comunicacao@eselx.ipl.pt), sobre um aspeto específico relacionado com um dramaturgo e uma obra ou sobre um aspeto transversal a várias sessões (com: indicação de título e autor; extensão entre 2000 e 3000 carateres com espaços; letra times new roman 11; espaçamento 1.5). 

O não cumprimento das três condições, cumulativamente, é determinante do não reconhecimento das horas de formação.

 

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