Passar para o conteúdo principal

Licenciatura em Educação Básica e os ODS

Tendo em conta a concretização da Agenda 2030 da ONU e consequente prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para enfrentar diversos desafios sociais, económicos e ambientais, a Coordenação do Curso de Educação Básica assume a importância de dotar todos/as os/as estudantes de um conjunto de saberes e práticas diretamente relacionados com os ODS. Assim, no sentido de formar cidadãos/cidadãs conscientes e ativos/as, as unidades curriculares do curso proporcionam, sempre que possível, uma forte ligação com os referidos ODS.

Como exemplos destas práticas, na unidade curricular (UC) de Nutrição, Motricidade e Segurança Infantil, os/as estudantes, no seu processo de avaliação, são convidados/as a elaborar posters e folhetos sobre diversos temas relacionados com alimentação saudável e sustentável. No final da UC, estes posters são expostos na sala de estudantes, juntamente com os flyers e outros recursos, com o objetivo de transformar essa sala, espaço onde muitos fazem as suas refeições, numa Sala de Alimentação Saudável e Sustentável. As ações desenvolvidas por esta UC podem contribuir para o ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis). Na unidade curricular de Conceitos e Processos em Ciências Experimentais (1.º ano), os/as estudantes, em pequenos grupos, desenvolvem projetos sobre diversos problemas ambientais tais como:

  • Porque devemos separar os resíduos sólidos? Como podemos melhorar a separação na nossa escola?
  • O que é a poluição sonora? Como podemos diminuir a poluição sonora na nossa escola?
  • Como podemos contribuir para melhorar a qualidade do ar atmosférico?
  • O que é o uso racional da água? Como podemos fazê-lo na nossa escola?
  • Como podemos, na nossa escola e no quotidiano, combater as alterações climáticas?


A pesquisa e o envolvimento dos/as estudantes na realização destes projetos contribuem para a sua sensibilização relativamente às questões da sustentabilidade, tocando em vários dos 17 ODS.