12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais

imagem 12SMCE
ESELx

Assinalamos este ano a 12ª edição do Seminário de Matemática e Ciências Experimentais da ESELx. Este encontro realiza-se no dia 13 de julho de 2023, presencialmente, na Escola Superior de Educação de Lisboa.

As Aprendizagens Essenciais são, atualmente, os documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, e visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Segundo a proposta da Direção Geral de Educação, estes documentos explicitam “o que os alunos devem saber”, “os processos cognitivos que devem ativar para adquirir esse conhecimento”, “o saber fazer a ele associado numa dada disciplina — na sua especificidade e na articulação horizontal entre os conhecimentos de várias disciplinas —, num dado ano de escolaridade”, tudo “integrado no ciclo respetivo e olhado na sua continuidade e articulação vertical, ao longo da escolaridade obrigatória”. Por outras palavras, as Aprendizagens Essenciais pretendem constituir-se, também, como documentos que promovem a articulação horizontal e vertical, duas dimensões tão fundamentais quanto desafiantes. É com este mote que o 12.º Seminário Matemática e Ciências Experimentais propõe Um olhar sobre as Aprendizagens Essenciais: a articulação entre o Pré-Escolar, o 1.º e o 2.º ciclo.

Convidamos professores/as e educadores/as a participarem no 12.º SMCE, associando-se ativamente à partilha e debate que pretendemos promover em torno dos atuais desafios à Docência em Matemática e Ciências Naturais e das práticas que contribuem para os superar (refiram-se ou não ao tema do seminário). Desafiamos todos/as a apresentarem trabalhos sob a forma de Comunicações ou Sessões Práticas.

Esperamos por todos/as, mais uma vez.

Chamada de trabalhos até 08 de junho