A Escola Superior de Educação de Lisboa comemora este ano quatro décadas de existência. Em 1985 iniciou formalmente a sua atividade nos domínios da formação inicial, contínua e especializada de professores; profissionalização em serviço; investigação, pesquisa e desenvolvimento; e prestação de serviços à comunidade.
Quarenta anos depois, a Escola Superior de Educação é senhora de um papel importante da formação de futuros profissionais nas áreas da educação formal e não formal, com uma oferta formativa diversificada que abrange licenciaturas, mestrados e pós-graduações, numa incessante missão que procura responder às exigências de um mundo cada vez mais global e complexo.
Durante o próximo ano, a Escola Superior de Educação vai comemorar esta simbólica e importante data da sua história de vida, sempre com o espírito de mobilizar e de unir os diferentes protagonistas do seu trajeto coletivo de existência. Estudantes, funcionários e docentes estão desde já convidados a juntar-se a esta comemoração, porque uma Escola sem ninguém lá dentro não passa de um edifício vazio.
No dia 10 de dezembro, às 15h30, no Salão Nobre, celebramos o Dia da ESELx e convidamos todos a juntarem-se a nós nesta comemoração.
Programa
15h30 | Espetáculo "A Noite Sendo, Quando a noite cai, o que nos traz: Abrigo ou Abismo?" *
Coro Cramol e Coro da Licenciatura em Música na Comunidade
16h15 | Momento Solene
16h45 | Bolo de Aniversário
*
SOBRE O CRAMOL...
é um grupo de mulheres que desenvolve a sua actividade no âmbito de uma associação cultural, a Biblioteca Operária Oeirense. Formado em 1979, o grupo dedica-se ao Canto tradicional de Mulheres. Ao longo da sua existência, actuou em numerosos espetáculos no País e no estrangeiro; Gravou 2 CD do seu repertório; Participou em várias gravações para rádios estrangeiras, em edições discográficas e em programas televisivos; Organizou dois Encontros de Coros, em 2021 e 2022 e em 2024, com Oficinas de canto e Concertos. Pertence, desde Março de 2020, à Associação “Canto a Vozes - Fala de Mulheres”, cujo objetivo é salvaguardar, divulgar e transmitir às novas gerações o canto de mulheres, de matriz rural, a 2, 3, ou mais vozes. Através desta Associação e com o contributo empenhado e persistente do Cramol, o Canto tradicional de Mulheres, a 3 ou mais vozes, foi inscrito, em 14 de Dezembro de 2023, no Inventário nacional do Património Cultural Imaterial. Eduardo Paes Mamede foi Director Musical do grupo entre 2003 e 2023. Desde 2023, a Direcção está a cargo de Rui Vaz.
CRAMOL
Alice Teles | Solista
Cristina Rosa
Conceição Cabral | Solista
Graça Serrão | Solista
Iolanda Sousa | Solista
Inês Coutinho | Solista
Isabel Carmo | Solista
Margarida Silva | Solista
Pilar Barros | Solista
Teresa Rebelo | Solista
Zé Justino
SOBRE O CORO DA LICENCIATURA EM MÚSICA NA COMUNIDADE...
é um coro existente desde 2007 e congrega estudantes dos 3 anos curriculares. Inicialmente foi orientado pelo maestro Artur Carneiro e mais tarde pelo maestro Sérgio Fontão. Tem vindo a desenvolver projectos muito distintos, privilegiando nos últimos anos a criação artística e a ligação a comunidades exteriores à escola, dos quais se destacam: Brasileirando..., Áfric'Aqui, com crianças e jovens da Associação Futuro Autónomo e pessoas refugiadas do Centro de Acolhimento para Refugiados da Bobadela; Amores Cantados, projecto comunitário desenvolvido em ligação com pessoas com doença mental da Casa de Saúde da Idanha e um grupo de artistas profissionais; Diferencial, projecto de criação artística colaborativa desenvolvido a partir do tema “igualdade”; Linha-d'Água e Apeiron, ambos baseados em processos de arte participativa e comunitária com o Grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa; Posto de Comando e mais recentemente Embalos e A Noite Sendo com o grupo Cramol. É orientado desde 2011 por Manon Marques.
CANTORES
Adriana Santos
Alexandre Carvalho
Alice Pinto
Anastasiya Novikova
Aron Areias
Bárbara Franqueira
Bruno Evangelista
Daniela Santos
Joana Silva
Júlia Tavares
Lorenz Auer
Luísa Basílio
Mariana Rocha
Miguel Almeida
Nelson Mendes
Neža Matos
Nuno Castellanos
Pedro Teles
Rafael Ramos
Rui Dionísio
Teresa Caldas
Tiago Domingues