Passar para o conteúdo principal

Exposição | Ir à Escola

imagem
Sala de Exposições

A exposição estará patente até 18 de dezembro nas sala de Exposições da ESELx.

Sinopse

“Ir à Escola” reúne uma série fotográfica e peças cerâmicas que resultaram do projeto Time-Lapse. Memória, Pós-Memória, Práticas Artísticas e Comunidade, financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa no âmbito da 8ªedição dos concursos ID&CA.

Constitui uma abordagem à memória partilhada de homens e mulheres que relatam a sua vivência quotidiana antes do 25 de abril de 1974. Dos testemunhos reunidos destacam-se, por um lado, as dificuldades em aceder à escolaridade básica e por outro, a dureza do trabalho desde tenra idade e as precárias condições de vida.

“Ir à escola” torna-se um ato de resistência quotidiana quando a comida escasseia e o caminho a percorrer descalço/a perfazia alguns quilómetros.  As vozes que dão corpo à peça de fotografia são de mulheres e homens que conheceram as realidades do trabalho rural, do ensino primário e do trabalho fabril durante o Estado Novo.

“Ir à escola” interpela-nos, na primeira pessoa, acerca das desigualdades entre homens e mulheres, ricos e pobres, no acesso à educação - quando, nas palavras de Fernanda “as oportunidades de uns não eram as oportunidades dos outros...”

 

Autoria
Ana Pinheiro
Bárbara Góis
Carolina Carvalho
Inês Coelho 
Joana Matos
Kátia Sá
Robson Carvalho
Sandra Antunes
Sara Laranjo
Teresa Matos