Lançamento do Livro "Caderno A4"

imagem lançamento
Anfiteatro

No próximo dia 14 de dezembro, pelas 15h, irá decorrer o lançamento do livro "Caderno A4" de Manuela Castro Neves, com apresentação de Isabel Minhós Martins e participação de Maria Emília Brederode Santos.

Convidamos a estarem presentes no evento, que decorrerá no Anfiteatro.

Sinopse

Podem os pais, os educadores, os profissionais do ensino ou outros interessados aprender através da escuta atenta à voz das crianças?

Manuela Castro Neves entende que sim. Ao longo de vários anos, a autora reuniu um conjunto de relatos de episódios vividos por ela com crianças entre os quatro e os dez anos de idade e que designou por «histórias». Ocorridas em sessões de apoio individualizado à aprendizagem, ou em encontros com os seus ouvintes em escolas e bibliotecas, ou ainda noutros lugares e tempos sem ligação entre si, estas «histórias» afloram questões pedagógicas, ao mesmo tempo que abrem pistas para o seu aprofundamento.

Uma obra de grande sensibilidade, que coloca a criança no centro do processo de crescimento e de aprendizagem, com as suas interrogações e descobertas, e que aborda o papel do erro e da motivação como leitmotive desse processo. Uma obra profundamente humana, que irá certamente regalar e enternecer, mas também surpreender o leitor.

Sobre a autora

Foi professora de 1.º ciclo do ensino básico durante mais de quarenta anos, tendo arrecadado uma larga experiência de trabalho com crianças de meios socioculturais heterogéneos. Atualmente, dá apoio pedagógico a alunos que, por diversas razões, se atrasaram no seu percurso escolar, trabalhando numa visão empática e sempre atual dos métodos pedagógicos em benefício dos que mais deles precisam.

Membro do Movimento da Escola Moderna, é ainda autora e coautora de diversas publicações na área da pedagogia — Da Vida na Escola (ASA), Organização de Trabalho na Sala de Aula: Uma Prática Alternativa (Edição Fundação Gulbenkian) e Não os Desiludas: Histórias da Escola (Livros Horizonte) são alguns dos seus títulos — e de livros para a infância, como Um Elefante Diferente (Ed. Caminho), Tantos Animais e Outras Lengalengas de Contar (Planeta Tangerina), Um Menino Bateu-me à Porta (Zero a Oito) ou Bichos do Meu Quintal e Algumas Gotas de Chuva (Máquina de Voar).