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INTEGR(ARTE) | IMIGRAÇÃO, ARTES, EDUCAÇÃO, INTEGRAÇÃO

O projeto Integr(arte) - Imigração, Artes, Educação e Estratégias Locais de Integração consiste num estudo desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de docentes da Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadores contratados, financiado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, Migração e Integração) tendo como entidades parceiras o Politécnico de Lisboa e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) com a referência PT/2017/FAMI/156. O estudo enquadra-se
na tipologia de ação prevista no Programa Nacional: “Estudos sobre migrações e a integração de nacionais de países terceiros em Portugal, no seu ponto 6 – “Imigrações e respostas de integração nos contextos locais”, inscrevendo-se simultaneamente no âmbito de um projeto educativo, científico e cultural mais abrangente desenvolvido no contexto do IPL pela ESELx.

O estudo assume como ponto de partida a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as potencialidades educativas das artes (artes visuais, música e teatro), em contextos não escolares, para a integração de populações de origem imigrante. Neste sentido propõe-se:

  1. Realizar um mapeamento de plataformas, redes e entidades que na sua ação prefigurem estratégias educativas que concorrem para práticas de integração de imigrantes sustentadas nos domínios das Artes Visuais, Música e Teatro;
  2. Identificar as estratégias educativas desenvolvidas pelas plataformas, redes e entidades que contribuem para a integração de imigrantes, mobilizando as Artes Visuais, Música e Teatro.
  3. Compreender os significados atribuídos aos processos de participação dos imigrantes nas plataformas, redes e entidades, que configuram percursos de integração, envolvendo práticas artísticas nos domínios das Artes Visuais, Música e Teatro.

Os resultados do estudo serão disponibilizados à comunidade através da respetiva publicação bem como através de um website que reúne o conjunto de entidades mapeadas por forma a contribuir para o aprofundamento da investigação no domínio das questões ligadas às migrações, à intervenção comunitária através das práticas artísticas bem como à educação artística em contextos não formais.


Website do Projeto

Estudo resultante

Equipa
Coordenação: Teresa Matos Pereira
Investigadores Integrados: Abel Arez, Célia Martins, Joana Campos, Maria João Hortas, Natália Vieira
Investigadores Contratados: Inês Jorge, Joana Hortas, Ricardo Campos, Susana C. Gaspar