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7.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais

24 Abr 2018

 

 

A Escola Superior de Educação de Lisboa realiza o VII Seminário de Matemática e Ciências Experimentais em 12 de julho de 2018, subordinado à temática “O trabalho de projeto: potencialidades e desafios”   

A Metodologia de Trabalho de Projeto ocupa um lugar central na prática pedagógica dos/as educadores/as e professores/as.  A implementação, ainda como experiência pedagógica no presente ano letivo, do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário trouxe, no próprio Decreto-Lei, a Metodologia de Trabalho de Projeto para o centro da organização curricular (Artigo 13º “Desenvolvimento do planeamento curricular”). 

Esta omnipresença da Metodologia de Trabalho de Projeto leva à necessidade de discuti-la e clarifica-la em relação direta com o trabalho concreto desenvolvido nas escolas, as conceções dos/as educadores/as e professores/as relativas à sua implementação e os obstáculos de ordem teórica e prática que se levantam. O uso generalizado da Metodologia de Trabalho de Projeto, pode não ser sinónimo de uma apropriação por parte dos/as educadores/as e professores/as: para que tal aconteça é necessário que a compreensão das limitações e potencialidades da Metodologia de Trabalho de Projeto acompanhe a sua implementação.  

O VII Seminário pretende dar um contributo neste sentido.   

Dando continuidade aos anteriores, o VII Seminário carateriza-se como um espaço de partilha de práticas e estudos que contribuam para o desenvolvimento profissional de todos/as os/as participantes. Tem como destinatários profissionais da educação pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, estudantes e docentes de instituições de ensino superior que formam docentes e educadores/as, professores/as de outros níveis de ensino, assim como investigadores/as e demais profissionais ligados/as à educação formal e não formal. 

Por fim, dando continuidade ao trabalho iniciado no Seminário anterior, o VII Seminário abre uma chamada de comunicações, procurando, também desta forma, afirmar-se como espaço de partilha e construção partilhada de conhecimento.    

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