ESELx convidada no festival de marionetas de Turim

18 Set 2017

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo em conta a sua oferta formativa na área das formas animadas, é a convidada de 2017 do Projeto Accademia, do INCANTI - Festival Internacional de Marionetas de Turim (Itália).

O INCANTI, cuja 24ª edição decorrerá de 3 a 9 de outubro próximo, criou há dois anos o Projeto Accademia para valorizar escolas europeias que dispõem de formação na área das formas animadas, nas quais reconheçam singularidades. As primeiras escolas convidadas foram a Academia Berlinense Ernst Busch, de Berlim/Alemanha (2015), e a Academia Nacional de Arte Dramática Aleksander Zelwerowicz, de Varsóvia/Polónia (2016).

No caso do ESE-IPL, a direção artística daquele festival teve em conta a disponibilização de unidades curriculares de formas animadas, obrigatórias e opcionais, em vários cursos de 1º e de 2º ciclos de estudos, em particular no Mestrado em Educação Artística (MEA) e na Pós-graduação em Animação de Histórias (PGAH), e, em especial, a existência da Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas (PGMFA), que é, atualmente, o único curso do ensino superior totalmente dedicado a esta área em funcionamento em Portugal. O facto de estes cursos serem proporcionados numa escola de Educação, bem como a qualidade dos planos de estudos e da excelência do corpo docente, foram outras singularidades também valorizadas.

O Instituto Politécnico de Lisboa e a sua Escola Superior de Educação serão representados no INCANTI por cinco estudantes e graduados daqueles três cursos, que apresentarão dois espetáculos - "Reflexos de Dissoxi"* e "Paisagem da memória"** - de diversos modos relacionados com as abordagens curriculares e com os projetos finais, e por uma professora de teatro que dinamizará um workshop.

Website do Festival INCANTI | http://www.festivalincanti.it/en/

* REFLEXOS DE DISSOXI

A partir “Das Anotações do Autor” e “Das Anotações de Dissoxi”, incluídas na edição brasileira do livro O Assobiador (2017), de Ondjaki (autor angolano, consagrado já com vários prémios, entre eles o Prémio Literário José Saramago, em 2013), este espetáculo-exercício dá a conhecer os anseios quotidianos de Dissoxi, uma deusa africana que vive numa aldeia outrora colonizada. Esta pequena narrativa é contada através das transparências e fusões de luz e cor que perpassam corpos e figuras, numa conjugação de teatro de sombra e luz, dando volume cénico à bidimensionalidade das silhuetas, através de sobreposição de imagens e na relação destas com o jogo cénico dos performers ao vivo. Neste espetáculo-exercício, a música e a sonoplastia são também ambiente de fundo e ponto de partida.

Ficha Artística

Criação
Sara Gonçalves
a partir de O Assobiador, de ONDJAKI

Conceção, dramaturgia e encenação
Sara Gonçalves

Interpretação e manipulação
Ana Cláudio e Sara Gonçalves

Construção de objetos
Ana Cláudio e Sara Gonçalves

Música e sonoplastia
Joâo Balão

Coordenação de curso
Miguel Falcão, Encarnação Silva, Natália Vieira e Rute Ribeiro

Coordenação geral do projeto
MIiguel Falcão e Catarina Firmo

Técnicas: Teatro de sombras. Manipulação direta de objetos.
Duração (aprox.): 25’

**PAISAGEM DA MEMÓRIA

Vamos imaginar um lugar. Vamos imaginar um corpo que percorre uma paisagem. Vamos imaginar cores, muitas cores. Pássaros, muitos pássaros. Vamos imaginar uma paisagem, vamos chamar-lhe: paisagem da memória. Numa relação entre o corpo dos atores e a manipulação dos objetos/marionetas, esta criação é sobretudo um lugar de liberdade numa íntima relação com a música. Paisagem da memória é como uma partitura, uma escrita, que fala do rasto e da pegada de identidades, na qual as imagens criadas em cena e a música respiram o mesmo ar.

Ficha Artística

Conceito e direção artística
Isabel Barros

Cocriação e interpretação