Estudantes ESELx apresentam Projetos para Monumento efémero à Memória dos 50 anos do 25 de abril

Imagem apresentação projetos
17 Jan 2024

No passado dia 13 de janeiro foram apresentados, no Auditório Municipal António Chainho, os 23 projetos finalistas para a criação de um monumento efémero, integrado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril no Concelho de Santiago do Cacém.

Os projetos resultaram de um processo de pesquisa em arte e design no qual participaram os estudantes do 3º ano da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da ESELx. A proposta integrou-se no projeto de investigação TIME-LAPSE (IPL/IDI&CA2023/TimeLapse_ESELx) e teve como base uma recolha de testemunhos e imagens realizada junto da comunidade. A recolha, realizada pela Divisão de Cultura e Desporto da CMSC, permitiu reunir um conjunto significativo de testemunhos e imagens de arquivos (quer arquivos pessoais quer do arquivo municipal) que serviram como matéria-prima para a conceção de propostas para 11 monumentos a integrar nas freguesias que compõem o município.

Dos trabalhos realizados pelos estudantes foram pré-selecionadas (por um júri composto por representantes da CMSC) as 23 propostas finais, que foram apresentadas pelos respetivos autores e colocadas à votação pelo público, composto por representantes das Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Associações locais. Das 23 propostas apresentadas foram selecionadas 12 a serem produzidas e integradas, nos locais pré-definidos, durante o ano de 2024.

Fotografias de Paulo Chaves - Câmara Municipal de Santiago do Cacém