ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Notícias

Imaginemos o futuro da mobilidade em Lisboa

29 Mai 2019

A ESELx associa-se a esta iniciativa, através do Fab Lab Benfica, dando a oportunidade à comunidade da Escola de participar na discussão do tema atual e importante, que é o da Mobilidade.

O Centro Comum de Investigação (CCI), serviço científico interno da Comissão Europeia, organizará ao longo do mês de Junho vários grupos de discussão junto dos cidadãos de várias regiões da Europa sobre o tema "veículos conectados e automatizados e o futuro da mobilidade". 

Estas ações fazem parte do projeto H2020 NewHoRRIzon, que pretende explorar a Investigação e Inovação Responsáveis através de diversas experiências intituladas laboratórios sociais.

As comunicações da Comissão Europeia sugerem que a mobilidade do Futuro é automatizado e conectado. Estamos todos de acordo? O que queremos na nossa cidade?

Através deste grupo de discussão, nos quais o convidamos a participar, pretendemos avaliar as potenciais expetativas e implicações para a sociedade em relação aos cenários de mobilidade veiculados por diversos atores e em particular, a adoção de veículos conectados e automatizados; explorar várias narrativas de mobilidade, abordando considerações éticas, expectativas e preocupações junto dos potenciais utilizadores desta tecnologia emergente. 

Este evento é uma oportunidade para os cidadãos explorarem, imaginarem e cocriarem, em parecia com o CCI, possíveis futuros de mobilidade da União Europeia. Os resultados deste exercício serão incluídos em recomendações para mobilidade na Europa.

Este encontro insere-se num estudo alargado de mobilidade na Europa e é o resultado de uma colaboração entre vários serviços do CCI e um consórcio Europeu liderado por um parceiro Austríaco.

ONDE E QUANDO?

30/05/2019
17.30
Sala dos Atos - ESELX

Inscrição através de https://forms.gle/QE6d2Yp6z5NquAVY6   
Limite de 10 participantes.