Pós-graduação Marionetas e Formas Animadas em diretório mundial

imagem curso
07 Out 2022

A pós-graduação Marionetas e Formas Animadas da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) é a única, em Portugal, a integrar o diretório mundial de escolas formadoras nesta área. O diretório, uma iniciativa da Union Internationale de la Marionnette, que conta com o patrocínio da UNESCO, está em permanente atualização e tem como objetivo comunicar e dar a conhecer o conjunto, a riqueza e a diversidade das propostas de formação profissional na área das artes da marioneta na atualidade.

Para Miguel Falcão, docente e coordenador da pós-graduação da Escola Superior de Educação de Lisboa, fazer parte do diretório “dará maior visibilidade ao trabalho que, neste âmbito, está a ser desenvolvido nesta Escola do Politécnico de Lisboa, potenciando tanto a atratividade do curso junto de estudantes estrangeiros como a integração da equipa docente e dos estudantes em redes internacionais de investigação e em projetos de intervenção”.

Já em 2017, a formação da ESELx foi destaque na 24.ª edição do Festival Incanti - Rassegna Internazionale di Teatro di Figura, em Turim (Itália). Para Miguel Falcão, “o facto de, num país com forte tradição em marionetas, como é Portugal, este curso ter sido o primeiro - e até agora único - totalmente dedicado a esta forma de Teatro no ensino superior português, a par da singularidade de ter sido criado numa instituição de "Educação" (e não numa instituição artística, com o seria mais expectável), está na origem da homenagem”.

Imagem Prof. Miguel Falcão
Professor Miguel Falcão

Em 2019, o livro “Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas” , coordenado por Miguel Falcão e Catarina Firmo, que inclui, entre os autores dos 11 capítulos, professores da ESELx, investigadores de outras instituições de ensino superior e criadores de diferentes estruturas artísticas, deu maior visibilidade à pós-graduação.

1.ª edição da pós-graduação Marionetas e Formas Animadas da Escola Superior de Educação de Lisboa decorreu no ano letivo 2016/2017. Foi, entretanto, incluída na candidatura do Politécnico de Lisboa aos apoios do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e obteve financiamento que, entre outros benefícios, permite atribuir bolsas de estudo aos estudantes dos anos letivos 2022/2023 e de 2024/2025.

A pós-graduação Marionetas e Formas Animadas destina-se a artistas, docentes, animadores, mediadores culturais e outros profissionais que já integrem ou pretendam integrar as marionetas nas suas práticas e conta com um corpo docente especializado em várias áreas da marioneta.

barra prr

Texto de CSS/GCI IPL