Passar para o conteúdo principal

Semana da Ciência e da Tecnologia 2015, Ciência Viva - Atividades na ESELx

13 Nov 2015

 

Workshop Luva Táctil

23 de novembro -16h (Anfiteatro)

Neste workshop, dinamizado por Manfred Niehus (ISEL, IPL), será apresentada uma luva táctil e equacionar-se-á a utilização da mesma para medir um peso,uma força, uma massa e uma pressão. Explorarse-ão as potencialidades e diferenças das utilizações possíveis, nomeadamente das utilizações didácticas.

número máximo de participantes: 20

Inscrições - susanat@eselx.ipl.pt

Workshop Usar os Sentidos no Jardim e no Laboratório

25 de novembro - 14h 30 (Sala 114)

Maria João Silva, Bianor Valente, Kátia Sá (ESELx, IPL)

Desenvolver-se-ão, no jardim, atividades de exploração sensorial, identificação e recolha/registo de materiais e processos com diversas cores, texturas, formas, pesos, temperaturas, cheiros, sabores. No laboratório, o material recolhido (real ou virtual) será observado, ampliado, medido, registado, partilhado e comentado, usando os sentidos em conjunto com: i) instrumentos de laboratório, como microscópios, lupas binoculares e de mão, balanças, termómetros e barómetros_ ii) materiais de análise, como
indicadores de pH_ iii) tecnologias de informação e comunicação (TIC), como sensores eletrónicos, câmaras de vídeo e gravadores áudio, integrados em smartphones e tablets. Os produtos das atividades, nomeadamente os registos dos processos e resultados, em conjunto com a sua significação, serão partilhados e comentados, usando uma rede social.
Desta forma, será evidenciada a importância dos sentidos humanos na exploração do ambiente, quer em espaços exteriores, quer em laboratório. Será ainda enfatizado o papel das TIC na educação em ciências e na educação ambiental.

número máximo de participantes: 20

Inscrições - susanat@eselx.ipl.pt

Palestra Microalgas– um mar de oportunidades

25 de novembro - 17h (Anfiteatro)

Carla Santos e  Ana Paula Batista (LNEG)

As microalgas estão presentes na natureza em meios aquáticos salinos ou de água doce, são microorganismos unicelulares e apresentam diferentes formas, cores e dimensões.
As microalgas são organismos fotossintéticos que crescem em meio líquido, necessitando apenas de luz solar, CO2, e alguns nutrientes minerais.
São cultivadas em fotobiorreactores, feitos em material transparente que permite a transmissão da luz. Estes podem ser colocados em terrenos áridos, arenosos, rochosos, de grande declive, impróprios para agricultura, não competindo pelo terreno com as culturas alimentares.
As microalgas têm uma composição química rica em proteínas, óleos, açúcares, ácidos gordos ómega-3, aminoácidos essenciais, carotenoides, vitaminas, minerais e outros compostos bioactivos, podendo ser utilizadas numa variedade de aplicações, como: produção de biocombustíveis – biodiesel, bioetanol, biohidrogénio e biogás, nutrição humana, nutrição animal e aquacultura, indústria farmacêutica e cosmética, tratamento de efluentes, condicionamento e fertilização de solos.
Com as microalgas “nada se perde, tudo se transforma”!

número máximo de participantes: 120

Inscrições - susanat@eselx.ipl.pt

Workshop Arte Generativa - ponto de encontro entre programação e arte

26 de novembro - 15h (Sala 300)

Arnaldo Abrantes (ISEL, IPL)

Este workshop, dinamizado por Arnaldo Abrantes (ISEL, IPL) tem como tema a Arte Generativa, que é um ponto de encontro da programação com a arte. É a disciplina que parte de processos lógicos e rigorosos, e transforma-os (subverte-os) em resultados
expressivos, ilógicos, imprevisíveis, orgânicos. Refere-se a um processo de criar arte, produzida de forma indireta. Entre o artista e o meio usado para se exprimir (tela, etc.) é colocado um intermediário: um sistema generativo (algoritmo). Cabe ao artista desenhar e/ou operar o sistema que uma vez colocado em andamento, gera a peça de arte, de forma totalmente autónoma ou semiautónoma (neste caso através da interação contínua com o artista).

número máximo de participantes: 20

Inscrições - susanat@eselx.ipl.pt