ESELx

Instituto Politécnico de Lisboa

Prova de Língua Portuguesa

Face à situação de pandemia COVID-19, a prova de Língua Portuguesa de acesso aos mestrados profissionalizantes será este ano, excecionalmente, feita através de análise documental.

1. Para o efeito, deverá ser apresentado um dos seguintes documentos:
- Certidão discriminativa (explicitando aprovação a unidades curriculares com discriminação das classificações obtidas por unidade curricular)
- Certidão final de curso
- Certidão final de curso acompanhada de suplemento ao diploma
No documento apresentado devem constar obrigatoriamente as classificações de todas as unidades curriculares (UC) exclusivamente de Língua Portuguesa incluídas na área de formação para a docência (cf. Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio), com a indicação dos créditos de cada UC (ECT).

Os candidatos que não tenham frequentado o Curso de Licenciatura em Educação Básica na ESELx devem ainda entregar o plano de estudos do Curso (Publicação em Diário da República).

2. Será feito o cálculo da média das notas finais das UC referidas no ponto 1. Esta média será ponderada de acordo com os créditos de cada UC.

3. O processo de inscrição decorre entre os dias 22 de junho a 10 de julho. No ato de inscrição, os candidatos deverão submeter a certidão referida no ponto 1.

4. Após análise de todos os elementos, será elaborada uma lista ordenada dos candidatos que será divulgada no site da ESELx no dia 20 de julho de 2020.

5. Os candidatos que pretendam candidatar-se ao Mestrado com a classificação em provas de Língua Portuguesa que tenham realizado nos cinco anos anteriores em qualquer instituição de ensino superior não terão de realizar candidatura para o processo de análise documental explicitado nos pontos 1 e 2. Na altura da candidatura ao Mestrado deverão entregar uma certidão com a classificação obtida nessa prova já realizada.

Consultar calendário

Entrega da documentação exigida

A entrega da documentação só poderá ser realizada online através do link https://portal.ipl.pt/eselx-cssnet/page
Este ato só será validado após o pagamento (42 €). Este pagamento deverá ser feito com a referência multibanco disponibilizada.

Documentos

Na realização da inscrição online deverá anexar os seguintes documentos:

> Fotocópia do nº de contribuinte e BI / Cartão de Cidadão;

> Certidão discriminativa (explicitando aprovação a unidades curriculares com discriminação das classificações obtidas por unidade curricular) OU Certidão final de curso OU Certidão final de curso acompanhada de suplemento ao diploma.
No documento apresentado devem constar obrigatoriamente as classificações de todas as unidades curriculares (UC) exclusivamente de Língua Portuguesa incluídas na área de formação para a docência (cf. Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio), com a indicação dos créditos de cada UC (ECT).

No caso de não ter completado a Licenciatura em Educação Básica na ESELx, deverá anexar a publição em Diário da Républica do Plano de estudos do curso de Licenciatura em Educação Básica da Instituição onde frequentou.

> Declaração (descarregue aqui)

 

E-mail de contato: s.academicos@eselx.ipl.pt