Passar para o conteúdo principal

 

imagem

Alessandra Amicarelli [IT]

Trabalha como marionetista, cenógrafa, diretora, intérprete, formadora e criadora de experiências de teatro de animação contemporâneo. Licenciou-se com distinção pela Academia de Belas Artes de Brera, em Milão, e prosseguiu a sua formação na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, em Charleville-Mézières. Fundou em Milão o SPAZIO LABORATORIO FONTANILI - TEATRO ANIMATO, um espaço dedicado à investigação e à criação de projetos nas artes contemporâneas das marionetas. O seu projeto editorial, ANIMATAZINE, é uma fanzine dedicada ao teatro de animação, criada em conjunto com uma equipa editorial composta principalmente por marionetistas italianos, incluindo Valeria Sacco, a codiretora do projeto. O seu trabalho foi reconhecido com o Prémio da Crítica da ANCT em 2022 e com a menção especial do Prémio Eolo para o teatro de animação em 2023.

Works as a puppeteer, set designer, director, performer, trainer, and creator of contemporary animated theater experiences.

She graduated with honors from the Brera Academy of Fine Arts in Milan and furthered her training at the École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette in Charleville-Mézières.

Her creations have been presented across Europe during her decade-long stay and work in France.

She founded in Milan SPAZIO LABORATORIO FONTANILI - TEATRO ANIMATO (SLF-TA), a dedicated space for researching and creating projects in contemporary puppetry arts.

Her editorial project, ANIMATAZINE, is a fanzine devoted to animated theater, created together with an editorial team mainly composed of Italian puppeteers, including Valeria Sacco, the co-director of the project. Their work has been recognized with the ANCT Critics' Award in 2022 and the Eolo Award special mention for animated theater in 2023.

imagem

Amabilis de Jesus [BR]

É doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná, licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná. Desde 1996 é professora no Colegiado de Artes Cênicas da Universidade do Estado do Paraná, das disciplinas de Figurino, Cenografia e Estudos da Performance. Atualmente, também é professora no Programa de Mestrado em Artes da FAP, e do Programa de Mestrado em Artes Visuais da Embap (ambos da UNESPAR). Faz parte do Conselho Consultivo da Revista Móin Móin de Teatro de Animação. É coautora do livro Costura secreta. Foi integrante do grupo Pivete (de Teatro de Animação). Como figurinista, atua em parceria com diversos grupos de teatro, teatro de animação, dança, música e performance. 

imagem

Ana Paula Correia [PT]

Doutorada em História da Arte pela Universidade Católica de Louvain, onde fez também a Agregação em Metodologia das Artes Plásticas. Investigadora independente tem desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre iconografia e fontes de inspiração, sendo consultora para várias coleções de pintura. Foi docente na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo, onde coordenou as licenciaturas em História da Arte e em Conservação e Restauro, e na FCSH, Universidade Nova, onde lecionou diversas disciplinas na área da História da Arte, Iconografia e Museologia na Licenciatura e no Mestrado. Coordenou o Serviço Educativo do Museu Gulbenkian entre 2014 e 2017, data em que iniciou o projeto novobancoCultura, como investigadora e consultora científica até final de 2020. Em janeiro de 2021 assumiu a direção do Museu da Marioneta em Lisboa.

imagem

Bruno Leal Piva [PT]

Ator-pesquisador e doutorando do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto 2020.04605.BD. Mestre em Artes Cênicas na FCSH/UNL e graduado em Letras (Port./Esp.) na FFLCH/USP. Atualmente investiga a interação do humano e do não-humano em presença e ausência do ator na cena contemporânea, a partir de influências e pontes entre Kantor e Grotowski. Participou como artista e doutorando visitante de projetos da EurArTec/Université Paris 8 e DAMSLab/Università di Bologna, sobre a inter-relação do humano e do robô no palco, e de residências artísticas do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards no Brasil e em Portugal. Tem interesse nos estudos da cena e do ator em teatralidade intermedial com atmosferas do invisível e da matéria, robôs e mídias digitais, em abordagem interdisciplinar.

imagem

Carole Guidicelli

Investigadora e especialista em dramaturgia e encenação contemporâneas, em particular no teatro de marionetas. Desde 2019, é ingénieure de recherche no Projeto europeu PuppetPlays dirigido por Didier Plassard à l’Université Paul Valéry Montpellier 3. Titular de um doutoramento em Estudos de Teatro na l’Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle realizado sob a direção de Georges Banu, trabalha há vários anos no campo das artes da marioneta, como docente na École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, enquanto investigadora, dramaturga (compagnie Succursale 101) e responsável de formação e desenvolvimento no Institut International de la Marionnette. Foi co-redatora principal da revista La Marionnette sur toutes les scènes (Art Press 2, n° 38, 2015) e publicou as atas do colóquio Surmarionnettes et mannequins / Übermarionettes and mannequins (L’Entretemps, 2013), e diversos artigos em revistas nacionais e internacionais. 

Chercheuse, Carole Guidicelli est spécialiste de dramaturgie et de mise en scène contemporaines, notamment avec marionnettes. Depuis 2019, elle est ingénieure de recherche pour le projet européen PuppetPlays dirigé par Didier Plassard à l’Université Paul Valéry Montpellier 3. Titulaire d’un doctorat en études théâtrales de l’Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle réalisé sous la direction de Georges Banu, elle travaille depuis plusieurs années dans le domaine de la marionnette, comme enseignante à l’École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette, chercheuse, dramaturge (compagnie Succursale 101) et chargée d’étude et de développement à l’Institut International de la Marionnette. Elle a été co-rédactrice en chef de La Marionnette sur toutes les scènes (Art Press 2, n° 38, 2015) et a publié les actes du colloque Surmarionnettes et mannequins / Übermarionettes and mannequins (L’Entretemps, 2013), ainsi que de nombreux articles dans des revues nationales et internationales.