Passar para o conteúdo principal

17 de setembro de 2014

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 16 de julho de 2014.

Aprovou-se a atualização da distribuição de serviço docente para 2014-15.

Foram aprovadas as contratações de: Ana Cristina Loureiro, Ana Helena Grácio Franco, Arnaldo Abrantes, Cátia Tiago Rijo, Joana Correia Ferreira, João Cardoso Ribeiro, Mariana Silveira Viana, Paulo Andrade, Rui Manuel de Jesus, Stephan Jurgens (DELCA) e adendas às contrações de Filipa Lima Ramos, José Pedro Santos Regatão, Sílvia Carvalho de Castro (DELCA) e Ana Veríssimo (DCHS).

Aprovou-se a alteração ao plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, de acordo com o Decreto-Lei 79/2014 e a alteração aos planos de estudo dos cursos de pós-graduação em Animação de Histórias e em Marionetas e Formas Animadas.

Na sequência da decisão anterior do plenário do CTC sobre a abertura de concursos para professor adjunto para o Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes (DELCA), foram apresentadas as áreas de especialidade aprovadas pelo Conselho deste Departamento: Design, Artes Plásticas e Didática da Língua Portuguesa.

O plenário ratificou a transferência de vagas entre modalidades do concurso especial de acesso ao Curso de Animação Sociocultural.

Foi apresentada a ata da prova de Língua Portuguesa para Maiores de 23 anos e a ata do concurso de candidatura ao Mestrado em Educação Pré-escolar. Analisou-se o resultado global dos concursos de acesso às licenciaturas e mestrados 2014/15.

Calendarizaram-se as reuniões do Conselho Técnico-científico em 2014/15.

Foram analisados os pedidos de suspensão de contagem de prazo nos mestrados pós-profissionais. A Presidente do Conselho Pedagógico apresentou as alterações ao Regulamento de Frequência e Avaliação recentemente aprovadas por esse órgão. Prestou-se informação sobre a Reunião do Conselho Académico do IPL e sobre a reunião entre o Gabinete de Gestão da Qualidade do IPL e os presidentes dos CTCs, ambas realizadas em julho de 2014.

Aprovou-se a composição do júri de provas públicas de mestrado de Maria de Fátima Farinha da Silva.

 

8 de outubro de 2014

(reunião extraordinária)

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 17 de setembro de 2014.

Foi aprovada uma adenda à contratação de Ana Espírito Santo (DELCA).

Aprovaram-se os novos planos de estudo dos cursos de mestrado em Educação Pré-escolar; Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico; Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Foram aprovados os coordenadores das Unidades Curriculares 2014-15 dos domínios de Línguas, Música, Artes Visuais (DELCA), Matemática, Educação Física (DEMCT), Sociologia, Psicologia, Pedagogias e CS (DCHS).

Aprovou-se ainda a constituição da equipa coordenadora do curso de mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária.

 

22 de outubro de 2014

Foram aprovadas as contratações em tempo parcial de Joana Dias, Cristina Seixas, Mary Catherine Silva e Rita Friães (DCHS) e José Orlando Ribeiro (DELCA).

O plenário aprovou a proposta de Regulamento de Mobilidade.

Foi apresentado o Relatório de atividades do CTC 2013/14 e Plano de atividades 2014/15.  Foi também apresentado o elenco de protocolos interinstitucionais em vigor, bem como os critérios de apoio para participação em eventos científicos e a listagem dos professores que deles beneficiaram em 2013/14.

O plenário aprovou os orientadores e temas das dissertações/projetos de intervenção dos mestrados em Intervenção Precoce, Didáticas Integradas, Educação Artística e Administração Escolar. Foi ainda aprovada a composição do júri de provas públicas de Madalena Macedo Nabais.

A Presidente do Conselho Pedagógico apresentou as recomendações deste órgão em relação à oferta educativa em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo.

Foram apresentados os relatórios dos júris dos concursos de acesso aos mestrados em Educação Especial e Supervisão e o relatório do júri da prova de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados profissionalizantes.

Aprovou-se a criação de um curso livre de Inglês para os primeiros anos.

Aprovou-se uma alteração na distribuição de serviço do domínio de Música.

 

26 de novembro de 2014

Foram aprovadas as atas das reuniões plenárias de 8 e 22 de outubro.

Foi analisado projeto de Regulamento de Prestação de Serviço dos docentes do Instituto Politécnico de Lisboa, que se encontra em discussão pública.

Aprovaram-se os critérios de criação, alteração e extinção de cursos da ESELx.

Foi aprovado que as UC de Ilustração I e II e de Cinema de Animação (Licenciatura em AVT) sejam avaliadas apenas no regime de avaliação contínua.

Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas de mestrado de Ana Filipa Carvalho (M. Educação Social e Intervenção Comunitária), Paula M. Sousa Bastos (M. Educação Especial), M. Helena Oliveira e Sousa, Cátia Moreira dos Santos, Sandra Ramalho Cordeiro, Helena da Silva Alcobia, Conceição Açucarinho Tavares e M. da Luz Valente Infante (M. Educação Matemática). Filipa Cravo (M. Didática da Língua Portuguesa), Sílvia Miranda e Ana Emília Marques (M. Supervisão). Aprovou-se também a alteração na distribuição das horas de contacto da UC Seminário de Apoio à Dissertação/Projeto e a alteração da forma de classificação desta UC, nos mestrados pós-profissionalização. As coordenações de curso do mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária e do mestrado em Didática da Língua Portuguesa apresentaram as propostas de reformulação do plano de estudos a incluir no relatório de autoavaliação dos respetivos cursos, tendo o plenário apreciado positivamente o trabalho já desenvolvido. O plenário foi também ouvido em relação aos pedidos de suspensão de prazo para conclusão das dissertações de Catarina Milagaia (M. Educação Especial) Elisabete Pinto (M. Supervisão em Educação) e Ana Cristina Ladeira (M. Intervenção Precoce), por maternidade.

Aprovou-se a correspondência de UC entre planos de estudo (2012 e 2014) do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo. Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas dos mestrados profissionalizantes Educação de Infância e EVT.

Aprovaram-se os editais dos cursos pós-graduação em Animação de Histórias e em Marionetas e Formas Animadas e elegeu-se a equipa coordenadora destes dois cursos.

Aprovou-se o plano de atividades do CTC para 2014-15. Foi apresentado o relatório de atividades do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. Apresentaram-se os Relatórios e Planos de Atividades do Departamentos de Ciências Humanas e Sociais e do Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia. Foi apresentado também o Relatório do Júri dos concursos especiais de acesso.

Aprovou-se a coordenação das UC de Ciências Físicas e Naturais em 2014-15.

Informou-se que: 1) o mestrado em Intervenção Precoce será objeto de avaliação externa ainda este ano letivo, ao contrário do que estava previsto; 2) será apresentado um estudo comparativo dos resultados da avaliação externa dos cursos de FP, pedido pela ARIPESE; 3) houve a audição pública das instituições de FP sobre a proposta de portaria relativa ao ensino de Inglês no 1º Ciclo. Foram ainda prestadas informações sobre a realização do Encontro-TE, Encontro de Teatro promovido pela ESELx e ESTC e a comemoração dos 40 anos do 25 de Abril na ESELx.

 

17 de dezembro de 2014

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 26 de novembro de 2014.

Aprovou-se a contratação em tempo parcial de Fernando Galrito, José Pedro Regatão, Paulo Morais Alexandre, Nuno Guerreiro Monge, Mariana Pinto e Catarina Magro (Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes, DELCA).

Foi aprovado o edital para abertura de concurso para professor adjunto em Didática da Língua Portuguesa

Na continuidade de questões levantadas no plenário anterior, foi apresentada a lista de UC já aprovadas pelo CTC nas quais vigora apenas o regime de avaliação contínua.

Analisou-se o conceito atualizado de professor especialista (DL 115/2013) e deliberou-se sobre o processo de reconhecimento pelo CTC destas situações.

Aprovaram-se novos orientadores de dissertação/projeto de intervenção nos mestrados de Administração e Educação Especial. Foram ainda aprovados os júris de provas públicas de Dora Martins, Sandra Gomes e Sónia Espírito Santo (Mest. Educação Artística), Paula Alves, patrícia Reis, Manuel Mariano, Lisete Pires, Ana Cristina Carmo e M. Graça Ramos (Mest. Supervisão em Educação). O plenário ratificou a aprovação pela presidente do CTC dos júris de provas públicas de Susana Rodrigues (Mest. Intervenção Precoce), Vera Moreira, Soraia Rocha, Joana Araújo, José Manuel Almeida e Olga Sá (Mest. em Educação Especial).

Aprovou-se o relatório de investigação da ESELx 2013-14. Validou-se o relatório de avaliação de desempenho docente (ADD) 2011-14 apresentado pela Comissão de Coordenação e acompanhamento da ADD. Foi apresentado o relatório do DELCA.

Foram prestadas informações sobre as eleições para o Conselho Geral do IPL.

Informou-se também sobre a situação do Mestrado em Educação Pré-escolar em realização no Sumbe (Angola).

 

28 de janeiro de 2015

Aprovou-se a ata da reunião plenária de 17 de dezembro.

Aprovaram-se as seguintes contratações: Fernando Galrito, Igor Gandra, Isabel Barros, João Carneiro, João Lizardo, João Rapaz, Joaquim René, José Alberto Ferreira, José Fanha, Luís Madureira, Luís Vieira, Madalena Matoso, Madalena Victorino, Marta Silva, Rodolfo Castro; Rute Ribeiro (DELCA); Maria de Fátima Mendes, Ana Maria Boavida, Cláudia Oliveira (DEMCT). Aprovou-se a alteração da distribuição de serviço do DCHS e as contratações de Susana Martins e Ana Veríssimo para este departamento. Renovou-se ainda o contrato da monitora Sofia Rodrigues (Laboratório de Ciências Naturais).

Foram apresentadas e discutidas as propostas de criação de cursos de complemento de formação em inglês e dos cursos de mestrado que habilitam para o ensino de inglês. Aprovou-se o grupo de trabalho para a elaboração dos planos de estudo e o estabelecimento de parcerias com a ESCS e ESE de Santarém.

Aprovou-se a correspondência entre UC de planos de estudo do MEPE (2013/14 – 2014/15) e a reformulação do plano de estudos do curso de pós-graduação em “Creche e outros equipamentos para a 1ª Infância

Foi apresentado e discutido o relatório do grupo da formação contínua 2013/14, 2014/15.

O plenário foi ouvido em relação aos pedidos de suspensão de prazos dos mestrados pós-profissionalização.

 

20 de fevereiro 2015

(reunião extraordinária)

Para o Departamentos de Ciências Humanas e Sociais aprovou-se a contratação de Mónica Assis e o aumento de horas de contratação de Rita Friães em substituição da docente Patrícia Ferreira que se encontra em baixa prolongada.

Foram aprovados os Planos de Estudo dos Complementos de Formação em Ensino de Inglês para o 1º Ciclo do Ensino Básico

 

25 de fevereiro 2015

Foram aprovadas as atas de 28 de janeiro e 20 de fevereiro de 2015.

Para o Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes foram aprovadas as contratações de Cláudia Galante e Ana Isabel Santos (Música). Aprovou-se ainda a contratação em tempo integral de Mariana Pinto, proposta conjuntamente pelos Departamentos de Ciências Humanas e Sociais e Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes.

Foram aprovados os editais dos concursos para professor adjunto em Artes Visuais e Design; aprovou-se uma alteração ao júri do edital do concurso para professor adjunto de Língua Portuguesa, uma vez que os júris não podem ser constituídos por professores com a mesma categoria profissional para a qual o concurso é aberto. Foi apresentado o estado da situação dos concursos já aprovados pelo CTC e enviados ao IPL.

Aprovou-se a proposta de vagas para o concurso geral de acesso às licenciaturas 2015-16.

Aprovou-se a coordenação de curso dos complementos de formação em inglês no 1º CEB, a qual será constituída por Helena Barroso (Coordenadora) e Mário Relvas.

Aprovou-se o júri da prova específica para acesso à licenciatura em Música na Comunidade.

Foi solicitado aos presidentes de Departamento que pedissem aos Coordenadores de Curso o levantamento da investigação já realizada sobre os cursos e aos Coordenadores de Domínio Científico que debatessem com os docentes das diferentes UC do respetivo Domínio as estratégias formativas orientadas para investigação.

Aprovou-se a mudança de tema de dissertação de M. Fátima Morais e João Carlos Morais da Conceição (mestrado em Administração Escolar).

Divulgou-se a composição dos júris da A3ES para acreditação dos cursos de mestrado em Educação Pré-Escolar, Ensino do 1º CEB e de História e Geografia do 2º CEB, Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2º CEB.

Foi apresentada a resposta do IPL ao pedido de esclarecimento do plenário sobre as condições para reconhecimento de especialistas pelo CTC.

 

25 de março de 2015

Aprovou-se a ata do plenário de 25 de fevereiro de 2015. Aprovou-se a renovação do contrato de Mónica Rodrigues para monitora de aulas práticas no domínio de AVT e uma adenda à contratação de Ana Espírito Santo (DELCA).

Foi apresentada e discutida uma proposta de alteração nas horas de contacto do mestrado em Ensino da Educação Musical.

Foram aprovados os editais para a abertura de concurso 2015-16 para os mestrados pós-profissionalização: Intervenção Precoce; Educação Artística; Supervisão em Educação; Didática da Língua Portuguesa; Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais; Intervenção Social e Educação Comunitária; Administração Escolar; Educação Especial. Aprovaram-se ainda os concursos para as pós-graduações em Animação de Histórias e Marionetas e Formas Animadas, os quais abrirão em Fevereiro de 2016.

Foram analisadas as áreas de especialidade propostas pela ESELx para professor especialista e as condições para o reconhecimento como especialista pelo CTC.

Foram apresentados e discutidos os protocolos entre a ESELx e outras instituições, bem como os docentes participantes em atividades desenvolvidas no âmbito desses protocolos (Agrupamentos de Escolas Conde de Oeiras, Visconde de Juromenha, Ferreira de Castro e Rio de Mouro; ESE de Fafe; Fundação Monsenhor Alves Brás; Universidade de Kativala Buila; Oficina de São José; Educatis - Centro de Formação de Escolas de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos; Ciência Viva; Colégio Atlântico; ESML; Direção Geral de Educação e Instituto de Educação da UL).

Foi apresentada e analisada a síntese provisória da investigação sobre os cursos, solicitada no CTC anterior.

Os Presidentes de Júri dos concursos especiais de acesso, concurso para Maiores de 23 e provas de LP em 2014-15 foram convidados a assumir idênticas funções em 2015-16, solicitando-se-lhes que formem os júris e os apresentem na próxima reunião plenária.

Solicitou-se aos domínios científicos e departamentos que definissem as unidades eletivas da licenciatura em Educação Básica que se integram na componente de Formação na Área da Docência.

O plenário pronunciou-se positivamente sobre o pedido de suspensão de prazo de Cláudia Marques (M. em Educação Especial).

Informou-se sobre as diligências dos serviços centrais do IPL para «1. Desenvolver procedimentos que permitam assegurar a qualidade da investigação, que atualmente é feita, dentro ou fora dos centros do IPL, e que sejam integrados no SIGQ.». Foi formado um grupo de trabalho para este efeito.

Foi apresentado e analisado o Relatório preliminar da CAE relativo ao mestrado em ensino do 1º ciclo e Português/História e Geografia no 2º ciclo.

A Coordenadora do CIED informou que foi aprovado o novo regulamento e apelou ao envio dos documentos solicitados pelo centro.

A Presidente da ESELx informou que não foi feita a submissão dos complementos de formação em Inglês para o 1º CEB por não estarem reunidas as condições necessárias.

 

29 abril 2015

Por serem detentoras de um grau académico e possuírem 10 anos de experiência profissional, com exercício efetivo durante, pelo menos, cinco anos nos últimos 10, e um currículo profissional de qualidade e relevância comprovadas (art. 3º do Dec.-Lei nº115/2013), foram reconhecidos pelo plenário como especialistas de reconhecida experiência e competência profissional Maria Manuela Duarte Rosa (Cód. 143 da CNAE), Mary Katherine Silva (Cód.143) e Lina Brunheira (Cód. 143 e 144).

Foi realizado o ponto da situação em relação ao grupo de trabalho que prepara o plano de estudos da licenciatura em Mediação Artística e Cultural. Foi criado um grupo de trabalho com docentes de cada um dos cursos de formação de professores para analisar a oferta formativa neste âmbito.

Aprovou-se a dispensa de serviço não letivo no 2º semestre (2014/15) de Maria Manuela Duarte Rosa (DCHS) e Maria da Encarnação Silva (DELCA) a fim de concluírem as provas para especialista; e de Pedro Sarreira (DEMCT) para conclusão do doutoramento.

Foi aprovada a alteração do plano de estudos do Mestrado pós-profissionalização em Educação Social e Intervenção Comunitária e a alteração das horas de contacto do plano de estudos do mestrado profissionalizante em Ensino da Educação Musical.

Foi apresentada uma síntese das áreas e dimensões de estudo nas quais tem incidido a produção científica dos docentes da ESELx, visando identificar potencialidades e fragilidades.

Foram aprovadas 4 novas UC eletivas para a licenciatura em Educação Básica: Práticas em Artes Visuais, Arte Têxtil, Comportamentos Emergentes de Leituras e Escrita e Tópicos de Literatura. Foi ainda apresentado e elenco das UC eletivas da LEB, tendo sido pedido aos domínios que limitassem a oferta anual de UC eletivas.

Aprovou-se a constituição dos júris de acesso aos cursos da ESELx em 2015/16: júri de mudança e transferência de curso e concurso especial de acesso; júri do concurso para Maiores de 23 Anos; Júri das provas de Língua Portuguesa (Maiores de 23 e Mestrados Profissionalizantes).

Aprovou-se a constituição dos júris de mestrado de Rita Alves (M. Dídática da Língua Portuguesa), Susana Ladeira, Teresa Miguel, Catarina Ramos e Joana Nogueira (M. Educação Especial), Margarida Perfeito (M. Educação Matemática) e Ana Duarte (M. Supervisão). Aprovou-se também a mudança de orientadores de Sofia Castro e Iris Latino (M. Intervenção Precoce).

Foi aprovada a alteração do número de vagas 2015-16 para a licenciatura em AVT e o número de vagas para estudantes internacionais.

Aprovou-se uma alteração à contabilização das horas de PIIP no horário dos professores (3º ano da LASC).

Foram prestadas informações sobre as ações de curta duração.

Apresentou-se o ponto da situação em relação à entrega dos PIT pelos docentes.

 

13 de maio de 2015

 (reunião extraordinária)

O plenário aprovou a proposta de composição da equipa coordenadora do mestrado em Ensino do 1º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo e a alteração do plano de estudos deste curso.

O plenário aprovou ainda a alteração ao plano de estudos do mestrado em Educação Pré-escolar.

Este memorando, depois de lido e aprovado pelo plenário, serve de minuta pública das decisões tomadas na reunião de 13 de maio de 2015.

 

27 de maio de 2015

Aprovaram-se as atas das reuniões de 29 de abril e 13 de maio.

O plenário aprovou como especialistas de reconhecida experiência e competência profissional: Cristina Seixas (proposta apresentada pelo DCHS); Carlos Telo, André Rocha, Helena Grácio, Natália Vieira, Isabel Aleixo, Madalena Victorino; Maria José Nobre; Miguel Seabra, Manon Marques (propostos pelo DELCA).

Foi aprovado o júri para o concurso especial para titulares de diploma de curso de especialização tecnológica (CET). Este júri foi incumbido de elaborar a proposta de regulamento deste concurso e da listagem dos CET que facultam o ingresso nos diferentes cursos de licenciatura da ESELx. Aprovou-se também a substituição do presidente do júri de M23 anos, uma vez que este se encontra em situação de baixa médica.

Foram aprovados os editais dos concursos para os mestrados em Educação Pré-escolar, Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia no 2º CEB, Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e Ensino da Educação Musical no EB.

Decidiu-se que será realizada uma reunião plenária extraordinária para aprovação das propostas para a coordenação daqueles cursos que neste momento não têm equipa coordenadora ou em cuja equipa existem alterações, aceitando-se propostas até 8 de junho.

Aprovaram-se os orientadores dos relatórios de estágio do MEPE.

Aprovou-se a composição dos júris de provas públicas de Andreia Carreira (M. Ensino de Educação Musical), Alfredo Nunes (M. em Educação Artística) e Eunice Ferreira (M. em Educ. Matemática). Aprovou-se ainda a substituição do presidente nos 4 júris do M. em Educação Especial aprovados na reunião anterior, devido à baixa médica do mesmo. Apreciou-se positivamente o pedido de suspensão de prazo de conclusão da dissertação de Cláudia Marques (M. em Educação Especial).

À semelhança dos anos anteriores, aprovou-se que as equipas coordenadoras de cada curso constituirão o júri de seleção dos concursos aos mestrados a abrir na ESELx em 2015-16.

Aprovou-se a alteração ao plano de estudos do mestrado em Didática da Língua Portuguesa.

Aprovou-se o calendário escolar para 2015-16 e a contabilização do tempo para exercício de cargos a descontar nas horas letivas. Decidiu-se quais os cursos a ter em conta na distribuição de serviço base. Foram prestadas informações sobre o calendário dos exames do 2º semestre e exames de recurso.

No âmbito da ADD, aprovaram-se os avaliadores para novos professores em tempo integral e a substituição, como avaliadores, dos professores que se reformaram.

O plenário tomou conhecimento do documento apresentado pelo júri do concurso de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados profissionalizantes em educação e ensino.

Foi apresentada a renúncia ao mandato do presidente do DEMCT, com efeitos a partir do final do presente ano letivo.

 

11 de junho de 2015

(reunião extraordinária)

Foram aprovadas as coordenações do curso de mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de português e História e Geografia no 2º Ciclo e do curso de mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico.

Aprovou-se a proposta apresentado pelo presidente do júri de Maiores de 23 para acrescentar à composição deste júri os professores Tiago Tempera e Natália Vieira.

Dada a necessidade de mais tempo para realizar a distribuição de serviço letivo 2015-16, decidiu-se adiar a próxima reunião plenária para dia 1 de julho. Nessa reunião serão apresentadas as propostas de contratação em tempo integral, incluindo situações de mobilidade. As propostas de contratação em tempo parcial serão apresentadas na reunião de 15 de julho.

Foi prestada informação sobre o preenchimento dos mapas de distribuição de serviço letivo.

Informou-se sobre o resultado das eleições para Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Coordenador da Comissão Científica do CIED. Apesar de o CIED já não ser uma Unidade de Investigação reconhecida e avaliada positivamente nos termos da lei, ficou decidido que a nova Coordenadora da CC seria convidada para todas as reuniões do CTC.

Foi solicitado às coordenações dos cursos acreditados recentemente pela A3ES que divulgassem aos coordenadores de domínio os compromissos tomados face à agência, de forma que pudessem ser tidos em conta na distribuição de serviço.

Informou-se sobre o alojamento da revista do CIED no repositório nacional de acesso aberto, sobre o VII Encontro Nacional (II Encontro Internacional) do CIED (2015) e sobre a possibilidade de um consórcio com a Universidade de Alagoas (Brasil).

 

1 de julho de 2015

Foram aprovadas as atas da reunião de 27 de maio e da reunião extraordinária de 11 de junho do corrente ano.

Foram analisadas e aprovadas as propostas de contabilização das horas de Prática Supervisionada nos horários dos docentes (licenciaturas em ASC, EB, MC; mestrados em Ensino do 1º Ciclo e de PHG no 2º Ciclo; Ensino do 1º Ciclo e de MCN no 2º ciclo).

Dado o elevado número de alunos inscrito no último ano, aprovou-se a criação de uma coordenação para o curso de Português Língua Estrangeira de estudantes ERASMUS, aceitando-se propostas para a equipa coordenadora até à próxima reunião plenária.

Aprovaram-se os critérios gerais de distribuição de serviço docente e a sua ordenação para as situações de impasse.

Foram apresentadas e analisadas as tabelas provisórias de distribuição de serviço dos 3 departamentos. Aprovou-se a distribuição de serviço do domínio de AVTM.

Foi aprovada a composição do júri para apreciação do Relatório de Atividades relativo ao período experimental como professora adjunta de Catarina Almeida Tomás. Aprovaram-se as contratações em regime de tempo integral de Natália Vieira, Ana Nolasco, Cátia Rijo, José Regatão, Carlos Telo Rodrigues, Rui Covelo e Kátia Sá (DELCA).

Foi aprovada a proposta de organização curricular para os alunos ainda inscritos no plano de estudos descontinuado do curso de MEPE. Foram aprovadas as FUC de duas UC do novo plano de estudos do MEPE, tendo em conta a recomendação da A3ES.

Aprovou-se a alteração ao Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade dos Maiores de 23 Anos, de acordo com a nova legislação

Aprovou-se a composição dos júris das provas públicas dos estudantes do MEPE e M 1,2ª Ciclo, bem como de Catarina Miragaia (MEE) e Cátia Brito (MSE).

 

15 de julho de 2015

Aprovou-se a ata da reunião plenária de um de julho de 2015.

Decidiu-se que deveria abrir 3ª fase do concurso de acesso aos mestrados pós-profissionalização (exceto Supervisão em Educação) e 2ª fase do concurso de acesso aos mestrados profissionalizantes em Ensino de 1º Ciclo e PHG no 2º Ciclo, Ensino do 1º Ciclo e MCN no 2º Ciclo e Ensino da Educação Musical.

Aprovou-se a distribuição de serviço por domínio científico: Matemática e Educação Física (DEMCT), Música e Teatro (DELCA), Sociologia, Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais e NEE (DCHS). Esta distribuição poderá ainda ser sujeita a alterações, em setembro, uma vez que o período de candidatura aos mestrados ainda não terminou.

O plenário concedeu uma autorização genérica aos Presidentes de Departamento para publicitarem os horários não preenchidos.

Foram aprovadas as contratações de: Cristina Cruz, Ana Cláudia Vespeira, Ana Helena Franco, André Rocha, Filipa Ramos, Joana Ferreira, João Barros, Mário Kong, Madalena Matoso, Mariana Viana, Mónica Falcão, Nuno Silva, Paulo Andrade, Paulo Alexandre, Rodrigo Craveiro, Rui Feliciano de Jesus, Sandra Antunes, João Reigado, Joaquim Carmelo Rosa, Manon Marques, Pedro Moreira, Sérgio Fontão, Martin Ferreira, António Fontinha, Isabel Aleixo, Maria José Nobre e Maria do Rosário Cadete (DELCA); Lina Brunheira, André Pombo e Luís Miguel Alegria (DEMCT); Clarisse Nunes (DCHS).

De acordo com o regulamento de cursos de 2º ciclo da ESELx, apreciou-se o currículo de Rita Durão, candidata ao Mestrado em Educação Artística. O plenário reconheceu a relevância deste curriculum vitae.

Foi analisado e aprovado o plano de estudos da licenciatura em Mediação Artística e Cultural.

Ratificou-se a mudança na composição dos júris de provas públicas de mestrados de Ana Rita Sousa e Bárbara Ferreira (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos). Apreciou-se positivamente o pedido de suspensão de prazo por doença de Cláudia Marques (Mestrado em Educação Especial).

Foi ainda aprovada a alteração do calendário escolar; a contabilização das horas dos docentes na PPS do mestrado em Ensino da Educação Musical; a equipa coordenadora do curso Português Língua Estrangeira.

A Presidente do CP anunciou a realização de uma sessão pública sobre o ingresso na profissão docente, com a colaboração do SPGL. Foram prestadas informações sobre os grupos de trabalho criados pelo Gabinete da Qualidade do IPL.