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28 de setembro de 2011

Foi aprovada uma proposta para acrescentar à agenda um ponto relativo a contratações. Foram aprovadas as alterações na percentagem de tempo parcial das contratações de Carlos Vieira, Sandra Mateus, Maria Leonor Santos e Lurdes Costa (Departamento de Ciências Humanas e Sociais).

A Presidente da ESELx deu informações sobre o número de alunos inscritos em cada curso.

Com base no relatório de Formação Contínua 2010-11, foi prestada informação sobre a atividade desenvolvida neste âmbito.

A Presidente do Conselho Pedagógico Informou que este órgão promoveu uma sessão sobre a plataforma Moodle, a qual teve uma grande adesão por parte dos professores. Informou ainda que o Conselho Pedagógico, em colaboração com outros órgãos da Escola, está a dinamizar a criação de um grupo para análise do funcionamento das orientações tutoriais.

A Presidente do Júri dos concursos especiais de acesso e dos concursos para transferência e mudança de curso deu informações sobre os resultados destes concursos.

Aprovou-se um voto de louvor ao secretariado do CTC, na pessoa da Lucy Wainewright.

Elegeu-se um novo presidente do CTC.

26 de outubro de 2011

Elegeram-se os vice-presidentes do CTC. Deliberou-se que o plano de atividades do CTC já aprovado se manteria até ao final do mandato. Aprovou-se a delegação de competências na Presidente do CTC e ratificaram-se os atos praticados por esta durante o período que decorreu entre a sua eleição e a aprovação da ata da reunião em que foi eleita.

Aprovou-se a criação de um grupo que apreciará as propostas de currículo relevante para efeitos de contratação de professores, o qual será composto pelos presidentes dos Departamentos. Aprovaram-se as contratações em tempo parcial de Miguel Seabra, Isabel Aleixo, Armindo Morais, Manuela Coelho, Susana Barros, Manon Marques e Pedro Teixeira (DELCA).

Foi nomeado o júri para avaliação do período experimental de Carla Rocha e de Maria João Hortas como professoras adjuntas provisórias, com vista à sua nomeação definitiva. Aprovou-se o pedido de acumulação de Ana Bela Mendes.

Foi recalendarizado o processo de avaliação de desempenho dos docentes da ESELx e analisou-se a proposta de modelo de relatório apresentada pela Comissão de Acompanhamento da ADD.

Aprovaram-se os títulos e orientadores das dissertações do Mestrado em Educação Matemática e Administração Educacional. Foram aprovados os júris de provas públicas de mestrado de Albertina Fernandes (Educação Especial, em colaboração com a Universidade de Cabo Verde), Ana Isabel Coelho, Isabel Borges, Isabel Faustino, Lídia Xavier, Joaquim Marote, Miguel Termentina, Ana Sofia Dinis, Isabel Faustino, Maria José Machado, Sónia Joaquim, Carla Carvalho e João Rebelo dos Santos (Educação Especial); Maria Paula Rodrigues, Cristina Morais, e Ângela Sousa (Educação Matemática). Foi ainda autorizado o pedido de mudança do título de dissertação de Dina Canelhas.

Aprovou-se a composição do Grupo de Trabalho da Formação Contínua e os objetivos do Grupo, que apresentará em próximo CTC o plano de atividades.

Foi apresentada uma proposta de atividade extracurricular a realizar por alunos sobre o acervo de instrumentos didáticos e científicos do património da ESELx. Aprovou-se que participação neste trabalho será creditada no suplemento ao diploma.

Foi apresentada uma calendarização das reuniões plenárias do CTC em 2011/12 e principais pontos da agenda a abordar em cada reunião. Foi também apresentada a lista dos professores que entregaram o relatório de progressão do semestre, no âmbito do PROTEC foi prestada informação sobre a reunião de presidentes dos CTC das unidades orgânicas do IPL e sobre a reunião de presidentes dos CTC e dos CP com o presidente do IPL. Informou-se que o IPL propôs a contratação da Professora Teresa Vasconcelos como Professora Coordenadora Principal na área disciplinar de Formação de Professores – Educação de Infância, decorrente do concurso aberto nessa área.

A presidente da ESE informou sobre as conclusões da reunião da ARIPESE em Viana do Castelo e sobre a visita de professores e inspetores organizada pela IGE.

A Vice-Presidente do Conselho Pedagógico informou que se realizaram eleições para os representantes dos alunos neste órgão e ainda sobre a reunião realizada no IPL com os presidentes dos Conselhos Pedagógicos e Técnico-Científicos das várias unidades orgânicas.

O plenário do CTC recomenda a generalização do uso do novo acordo ortográfico no 2º semestre (alunos, professores e funcionários).

23 novembro de 2011

Foi apresentado e discutido o relatório de avaliação da ESELx realizado pelo IPL. Apresentaram-se algumas linhas orientadoras para o processo de Avaliação da Qualidade.

Relatou-se a reunião promovida pelo IPL sobre o Repositório e discutiu-se o tipo de produções a inserir..

Aprovou-se a contratação em tempo parcial de Maria Repas e a alteração da distribuição de serviço de Mónica Falcão (DELCA).

Aprovou-se a alteração proposta pela Escola Superior de Música ao plano de estudos da licenciatura em Música na Comunidade, bem como a proposta de transição entre planos de estudo apresentada pela Coordenação de Curso.

Foram aprovadas as orientações de dissertação dos mestrados: Supervisão em Educação; Educação Social e Desenvolvimento Comunitário; Educação Artística; Intervenção Precoce, Educação Especial.

Aprovaram-se as propostas de alteração dos temas de dissertação de Patrícia Ferreira, Maria Luísa Cerveira e Paula Fambó (Língua Portuguesa) e Maria Teresa Narciso (Matemática).

Aprovou-se a mudança de orientador e tema de Lina Paulino e Sílvia Alves (Língua Portuguesa) e de Madalena Casado e Herlander Santos (Educação Especial). Aprovou-se a constituição dos júris de provas públicas de mestrado de Dina Canelhas, Maria Armanda Gonçalves e Ana Paula Duarte (Educação Especial).

Foi aprovada a alteração do 1º semestre para o 2º semestre, no corrente ano letivo, da UC eletiva Oficina da Cor no mestrado em Educação Artística.

Aprovaram-se as coordenações das UC apresentadas pelos Departamentos.

Foi apresentado e discutido o plano de atividades do grupo de trabalho da Formação Contínua e o Estatuto de Formador da ESELx, sendo ainda apresentada a lista de ações de formação contínua.

Divulgaram-se os procedimentos relativos à entrega dos relatórios de avaliação de desempenho docente.

Divulgou-se o aviso do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos relativo à constituição de uma bolsa de avaliadores.

Foi marcado um novo plenário para 20 de dezembro às 14h30. Informou-se que foi criado um sítio do CTC na plataforma da ESELx.

Foi aprovado um voto de louvor à organização do V Encontro do CIED.

20 dezembro 2011

Foram aprovadas as contratações de João Duarte, Mário Kong, e Paulo Alexandre (DELCA). Foi aprovada a mudança de categoria na contratação de Inês Rosa e de Elisabete Gomes, bem como aumento de horas da contratação de Elisabete Gomes (DCHS).

Aprovaram-se ainda as contratações de Bárbara Brandão, Carlos Vieira, Belisanda Tafoi e Sara Mourão.

Aprovou-se o plano de atividades e o estatuto do formador apresentados pelo grupo de trabalho da formação contínua; foi ainda apresentado o relatório da formação contínua de Língua Portuguesa (2010).

Foi nomeado o júri para apreciação do relatório para obtenção de nomeação como professor adjunto de Jorge Bárrios e foram alterados os júris com o mesmo fim para apreciação dos relatórios de Carla Rocha e Maria João Hortas.

Aprovou-se a proposta de ponderação específica dos itens da grelha de avaliação do desempenho docente e a lista reformulada dos avaliadores.

Apresentou-se um guião para elaboração do relatório do avaliador. Informou-se sobre os docentes que pediram ao IPL a reapreciação da avaliação no período de 2004/07.

Aprovou-se o pedido de Nuno Carrilho para a 3ª inscrição no curso de Licenciatura Música na Comunidade, após duas reprovações na UC de iniciação à Prática Profissional.

Apresentou-se o CET “Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário” elaborado pela ESTS e foi aprovada a colaboração da ESE neste curso.

Foi aprovado o júri de provas públicas de Fernanda Figueiredo (Mestrado em Administração Escolar), de Pedro Almeida e Susana Macieira (Mestrado em Educação Matemática) e de Maria Luísa Teotónio Pereira (Mestrado em Supervisão).

Aprovou-se a coorientação para a dissertação de mestrado de Sílvia Caçador (M. Educação Matemática) e a mudança de orientadores de Laura Calado e Violante Domingues (M. Educação Especial).

Apresentou-se o plano de atividades do DMCT. Divulgou-se a lista dos cursos a serem avaliados no presente e nos próximos anos letivos.

25 de janeiro 2012

Foi alterada a composição dos júris do concurso para professor adjunto na área de Artes Plásticas e na área de Educação de Infância.

Foram lidos os pareceres relativos ao período experimental de docentes da ESELx com vista à sua contratação como professores adjuntos por tempo indeterminado. Foram aprovados dois dos pareceres apresentados.

Realizou-se uma síntese do processo de Avaliação de Desempenho Docente até ao momento e apresentou-se uma proposta de guião para a elaboração do Plano de Trabalho do Docente.

Foram prestadas informações sobre a situação deste processo nas outras escolas do IPL.

Aprovaram-se alterações ao Regulamento de Creditação e ao Regulamento dos Concursos para Reingresso, Transferência e Mudança de Curso. Analisou-se a proposta de alterações ao Regulamento de Frequência e Avaliação, a qual será enviada ao Conselho Pedagógico. Informou-se que na próxima reunião serão apresentadas as propostas de alteração ao Regulamento de Mestrados e ao Regulamento de Maiores de 23 Anos.

Foi apresentada a listagem das dissertações apresentadas para provas públicas nos vários mestrados pós-profissionalização, desde o início destes e discutiu-se a percentagem de sucesso dos cursos. Foram também apresentados e discutidos os pedidos de suspensão de contagem de prazo nos mestrados pós-profissionalização.

Foram aprovados os júris de provas públicas de Isabel Silva (Mestrado em Supervisão), Íris Pinto (mestrado em Didática das Ciências da Natureza), Carla Germano, Ana Paula Mergulhão, Tânia Fernandes, Susana Freitas, Maria José Cascalho, Cristina Ramos Chaves (Mestrado em Educação Especial), Teresa Pinto, Fernanda Barroso, Ana Vitorino (Mestrado em Administração Escolar), Sara Parracho, Teresa Mendes Costa, Noémia Pacheco e Maria de Fátima Silva (Mestrado em Didática da Língua Portuguesa).

Apresentou-se o Regulamento da Qualidade do IPL e alertou-se os Presidentes de Departamento para a necessidade de todos os professores preencherem o documento relativo à avaliação da UC que lecionam.

Foi analisado o Plano de Atividades do Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes para 2012.

Discutiram-se os objetivos e a composição de um Grupo de Trabalho a constituir para dar resposta a um pedido da Universidade de Cabo Verde. Aprovou-se a constituição de um grupo de trabalho para a elaboração de um documento com normas gerais para a redação de trabalhos académicos.

Informou-se as coordenações de cursos que as propostas de alterações aos planos de estudo vigentes deveriam ser apresentadas nas reuniões de Fevereiro (mestrados pós-profissionalização) e Março (mestrados profissionalizantes e licenciaturas). Informou-se ainda que as UC eletivas para a LEB e LMC serão apresentadas na reunião plenária de Março. Alertou-se para o prazo de candidatura de projetos à FCT.

Informou-se que o Conselho Pedagógico constituiu um grupo para análise do processo de orientação tutorial e um grupo para reformulação do Regulamento de Frequência e Avaliação. Informou-se ainda sobre a edição do CulturEse, boletim informativo quinzenal de âmbito cultural.

29 de fevereiro 2012

Devido à sua aposentação, Teresa Vasconcelos apresentou as suas despedidas ao plenário do CTC.

Aprovou-se o plano de estudos do curso de especialização em Creche.

Foi aprovada a contratação como professor adjunto por tempo indeterminado de Jorge Bárrios.

Aprovou-se a contratação em regime parcial de Teresa Rocha, proposta pelo DCHS e a constituição do júri para apreciação do relatório para obtenção de nomeação como professor adjunto por tempo indeterminado apresentado por Paulo Rodrigues.

Aprovou-se a especificação das pontuações dos vários indicadores do referencial de avaliação de desempenho docente. Face ao pedido do IPL para acrescentar uma menção qualitativa aos pareceres referentes à avaliação dos professores em tempo parcial, elaborados no ano anterior, aprovou-se que teriam a classificação de Muito Bom.

Aprovou-se a alteração ao Regulamento de Mestrado proposta pelas Comissões Coordenadoras de Mestrado. Analisou-se a proposta de alteração ao Regulamento de Frequência e Avaliação no que se refere aos mestrados, proposta que será enviada ao Conselho Pedagógico.

Foi aprovada a proposta de abertura de vagas para o ano letivo 2012-13 nos seguintes cursos: licenciaturas em Educação Básico (diurno e pós laboral), Animação Sociocultural (diurno e pós laboral), Música na Comunidade e Artes Visuais e Tecnologias; mestrados em Educação de Infância, Ensino do 1º e 2º Ciclos, Ensino da Educação Musical, Educação Especial, Supervisão, Educação Matemática e Didática das Ciências Naturais.

28 de março 2012

Aprovaram-se alterações aos planos de estudo dos mestrados em: Administração Escolar, Educação Matemática, Intervenção Precoce, Supervisão em Educação, Didática da Língua Portuguesa, Didática das Ciências Naturais, Educação Social e Intervenção Comunitária, Educação Especial, Educação Artística e Ensino da Educação Musical.

Aprovou-se a constituição dos júris de provas públicas de mestrado de Delina Fernandes, Liana Berimbau e Laura Nunes (M. Educação Especial) e Artur Carvalho (Didática da Língua Portuguesa) e Isabel Figueiredo (M. Didática das Ciências da Natureza). Ratificou-se ainda a alteração de júri de Fátima Silva (M. Didática da Língua Portuguesa).

Aprovaram-se os editais para abertura de concurso dos cursos de mestrado em Supervisão, Educação Especial, Educação Matemática, Didática das Ciências da Natureza, Ensino do 1º e 2º CEB, Educação Pré-escolar, Ensino da Música e Ensino de EVT.

Aprovaram-se os júris das provas de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados profissionalizantes e maiores de 23 anos, bem como o júri de pré-requisitos para a licenciatura em Música na Comunidade.

Aprovou-se uma alteração ao nº de vagas para a licenciatura em Educação Básica e as propostas dos cursos de Educação Básica e Animação Sociocultural para transição entre planos de estudo.

Aprovaram-se novas disciplinas eletivas para as licenciaturas, propostas pelos DELCA e DCHS.

Aprovaram-se alterações ao regulamento do concurso de acesso para maiores de 23 anos. Aprovou-se ainda o nº de vagas e a composição do júri deste concurso.

Aprovou-se o nº de vagas e a composição do júri para o concurso de transferência e mudança de curso e o concurso especial de acesso ao ensino superior.

Foi apresentado o relatório do grupo de trabalho que elaborou a proposta de regulamento de prestação de serviço. Iniciou-se a análise dessa proposta, a cuja foi interrompida dado o adiantado da hora, ficando marcada uma reunião extraordinária para 11 de Abril.

26 de abril de 2012

Foram aprovadas as contratações de Ana Filipa Moniz Cunha e Maria Zélia Oliveira (DELCA), para substituição de uma docente da ESE que irá como cooperante para Timor em regime de mobilidade, e de Alexandra Isabel Francisco Duarte (DCHS) em substituição da docente contratada para o efeito, que ficou indisponível.

Aprovou-se a constituição dos júris para a apreciação dos relatórios sobre o período experimental como professores adjuntos de Miguel Falcão e de Marina Fuertes. Aprovou-se a contratação como professor adjunto por tempo indeterminado de Paulo Rodrigues.

Informou-se os presidentes de departamento que os professores em regime de tempo integral cujo contrato termina a 31 de agosto de 2012, os professores em mobilidade e os professores em regime de tempo parcial deverão entregar o seu relatório de autoavaliação até dia 30 de maio, tendo já sido avisados os professores em questão.

Informou-se que está em elaboração o relatório sobre o processo e os resultados da ADD, o qual será apresentado na reunião plenária de maio. O prazo de entrega dos Planos Individuais de Trabalho decorre entre 26 de abril e 26 de maio, devendo estes
ser enviados ao serviço de recursos humanos. Os docentes que entregarão o relatório de autoavaliação em maio deverão apresentar o PIT até 30 de setembro.

Foi decidido que as reclamações relativas à ADD que não foram passíveis de resolução entre avaliados e avaliadores serão presentes à Comissão de Coordenação e Acompanhamento antes de ser apresentadas em CTC.

Informou-se sobre as áreas de atribuição do título de especialista conferido pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Ratificou-se a nomeação de Graça Carvalho e Ana Bela Mendes para integrarem os júris para atribuição do título de professor especialista em Artes Plásticas solicitadas pelas ESE de Santarém e Bragança, respetivamente.

Foi solicitado ao DELCA que propusesse as especialidades no âmbito das Artes Plásticas e Tecnologias, uma vez que a ESE é a única UO do IPL com um curso nessa área.

Foi aprovado o regulamento de organização do serviço docente.

Aprovou-se o suplemento ao diploma (pontos 4.2. e 5.2) dos mestrados em Ensino da Educação Musical e Ensino de EVT.

Aprovou-se a inserção da participação dos estudantes no programa Eco-Escolas em suplemento ao diploma dos alunos que participem nesta iniciativa.

Apresentou-se a proposta de criação de um novo curso de mestrado pós-profissionalização em didáticas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Sociais) e aprovou-se a criação do grupo de trabalho que elaborará o plano de estudos a apresentar ao CTC.

Foi apresentado o plano de atividades do Departamento de Ciências Humanas e Sociais para 2011-12 e o plano de atividades do CIED para o mesmo período.

Aprovou-se a alteração da coordenação de Unidades Curriculares do DEMCT.

Foi analisada uma proposta relativa à possibilidade de pagamento ou contagem de tempo de serviço da formação contínua, concluindo-se que nenhuma das hipóteses seria viável neste ano letivo.

Indagou-se sobre o interesse pela realização de um trabalho conjunto com a CESNova no âmbito da inserção Profissional dos Diplomados.

Informou-se que já foi recolhida a informação sobre as preferências dos estudantes de educação Básica relativamente às UC eletivas (2012/13).

Informou-se que está terminado o processo de autoavaliação do curso de ASC para a A3S.

30 de maio de 2012

Foram aprovados os suplementos ao diploma dos cursos de mestrado em Educação Pré-Escolar, Supervisão em Educação, Educação Artística, Educação Especial, Educação Social e Intervenção Comunitária, Educação Matemática, Didática das Ciências Naturais, Intervenção Precoce e Didática da Língua Portuguesa.

Aprovou-se uma alteração no edital do concurso para a edição do curso 2012-14 do mestrado em EVT.

Foram reconhecidos como especialistas de reconhecido mérito para efeitos de integração em júri de provas públicas dos cursos de mestrado em EPE e EVT, ao abrigo do n.º 3 do art. 22º do Decreto-Lei n.º 74/2006, os docentes que constam numa lista em anexo à ata.

Aprovaram-se os júris das provas públicas dos mestrados em EPE, EVT e EM. Aprovou-se o júri de provas públicas de Marta Rodrigues e de Lina Paulino (Mestrado. Didática da Língua Portuguesa).

Foi reconhecido o período experimental da Professora Adjunta Marina Fuertes Dionísio e aprovada a sua contratação por tempo indeterminado ao abrigo do disposto no Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico. Designou-se o júri que apreciará o relatório relativo ao período experimental como professora adjunta de Margarida Rodrigues.

Aprovou-se a proposta conjunta das presidentes do CP e do CTC relativa às diretrizes para os relatórios de avaliação dos cursos. Foi apresentado o relatório de avaliação do curso de ASC, elaborado pelo Conselho Pedagógico.

Foi validado o relatório do processo de Avaliação de Desempenho Docente e respetivos resultados. Foram apresentadas as alterações na lista de avaliadores, decorrentes das mudanças no corpo docente entretanto ocorridas.

Deliberou-se que a proposta do CIED para operacionalização do ponto relativo à investigação no regulamento de organização de serviço deveria ser reformulada com novos contributos. Foi aprovada uma proposta de alteração ao regulamento de organização de serviço apresentada pelo Conselho Pedagógico. Aprovou-se ainda a criação de uma turma extraordinária para os alunos que reprovaram na disciplina de Universo, Terra e Materiais em anos anteriores.

Foi apresentada e aprovada a versão provisória da organização e distribuição de serviço docente do DELCA, DCHS e DEMCT.

Aprovou-se a proposta de atribuição do título de especialista no IPL em Belas-artes, Design, Tecnologias das Artes, apresentada pelo DELCA. Aprovou-se a proposta de alteração da Coordenação do mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo. Aprovou-se a UC eletiva de LGP 2 para o curso de licenciatura em EB. Foi apresentada uma síntese da situação dos docentes abrangidos pelo PRODEP.
6 de junho 2012(reunião extraordinária)

Foi analisado e discutido o projeto de despacho do Ministério da Educação relativo à abertura de vagas para o ano letivo 2012/13.

Foi alterado o número de vagas para os mestrados em Ensino do 1º e 2º CEB e em Ensino da Educação Musical no EB.

19 de junho 2012 (reunião extraordinária)

Foi alterado o número de vagas para o Curso de Licenciatura em Educação Básica (111 vagas) e para o Curso de licenciatura em AVT (58 vagas), de acordo com as orientações do M.E.

Foi aprovado o júri para apreciação dos relatórios para apreciação do relatório referente ao período experimental como professor adjunto de Joana Campos e Carlos Pires.

A presidência da ESELx informou sobre a forma de contabilização das orientações tutoriais no serviço docente do ano letivo de 2012/13.

A presidência do CTC informou que as propostas de contratação em tempo integral deverão ser apresentadas pelos Departamentos na reunião de 4 de Julho e as propostas de contratação em tempo parcial na reunião de 11 de Julho.

4 de julho

Foi apresentada e aprovada a distribuição de serviço dos professores de cada um dos três departamentos.

Foi reconhecido o período experimental dos professores Miguel Falcão, Margarida Rodrigues e Carlos Pires e aprovou-se a contratação destes docentes por tempo indeterminado.

Validou-se a avaliação de desempenho (2011-12) dos docentes contratados em regime de tempo integral cujo contrato termina no final do presente ano letivo.

Foram aprovados os pedidos de mobilidade dos docentes Clarisse Nunes e Manuela Prata (DCHS), Ana Bela Mendes, António Melo dos Santos, Carlos Telo, Paula Elvas Nunes e Rui Covelo (DELCA) Graciosa Veloso e Lina Brunheira Assunção (DEMCT).

Aprovou-se a proposta de renovação dos contratos em regime de tempo integral e por tempo determinado de Ana Gama, Ana Simões, Célia Martins, Nuno Ferreira e Tiago Almeida (DCHS), Sandra Rosado Fernandes, Antónia Estrela, Carolina Dias Gonçalves, Catarina dos Santos Magro, Patrícia Santos Ferreira, Abel Arez, João Menau e Natália Vieira (DELCA), Ana Caseiro Rodrigues, Carlos Luz, Pedro da Cruz Almeida, Tiago Bruno Tempera (DEMCT).

Aprovou-se a proposta de contratação em regime de tempo integral e por tempo determinado de Cristina Cruz (DCHS).

Aprovou-se uma alteração ao edital do concurso para professor coordenador das Ciências da Natureza.

Foram reconhecidos como especialistas de reconhecido mérito para efeitos de integração em júri de provas públicas dos cursos de mestrado em ensino em 1º e 2º Ciclos, ao abrigo do n.º 3 do artº 22º do Decreto-Lei n.º 74/2006, os docentes que constam numa lista em anexo à ata. Foram aprovados os júris de provas públicas dos estudantes deste mestrado. Foi aprovado o júri de provas públicas de Helena Gamboa (Didática da LP).

Aprovou-se uma correção no plano de estudos do mestrado em ensino do 1º e 2º CEB.

Foi criado um grupo de trabalho para reformulação das grelhas de ADD.
Informou-se que será necessário proceder a uma alteração ao plano de estudos da licenciatura em AVT antes do início do próximo ano letivo. Foram designados docentes para integrar o grupo de trabalho do domínio de AVTM que se encontra a elaborar a proposta de alteração ao referido plano de estudos.

Aprovou-se a proposta apresentada pelo CIED para contabilização do serviço docente em atividades de investigação.

Aprovou-se a alteração da coordenação do mestrado em Didática das Ciências da Natureza.
Informou-se sobre a necessidade de elaborar os relatórios de UC relativos ao 2º semestre.

Foi prestada informação sobre a apresentação do plano plurianual de atividades do IPL no Conselho Geral em 27 de Junho.

18 julho 2012

Foi reconhecido o período experimental da Professora Adjunta Joana Campos de Sousa e aprovada a sua contratação por tempo indeterminado ao abrigo do disposto no Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico.

Para o ano letivo 2012-13, foram aprovadas as contratações em tempo parcial de André Pombo, João Pedro Ferreira, Luís Miguel Alegria, Miguel Santos Correia, Sofia Carvalho Amaral, Fátima Cirne Grais, Paulo José Maurício, Pedro Alexandre Ruivo, Cecília Monteiro e Cláudia Cristina Oliveira, Cecília Monteiro e Cláudia Cristina Oliveira (DEMCT), José Orlando Strecht Ribeiro, Mariana Alte da Veiga, Nélia Alexandre, Carla Marina Henriques, Catarina Crespo, Francisco Cardoso, João David Almeida, Joaquim Carmelo Rosa, Luís Miguel Correia, Manon Marques, Patrícia Martins, Pedro Teixeira, Sandrina Milhano, Ana Isabel Ferreira, Carmo Venâncio Aleixo, Maria Isabel Praça Lopes, João Lizardo, Luís Miguel Vieira, Maria José Nobre, Maria Repas Gonçalves e Rute Ribeiro (DELCA), Carlos Vieira, Clara Marques, Cristina Barbosa, Filipa Carvalho, Paula Pereira, Susana Martins, Ana Maria Pais, Andreia Almeida, Inês Valente Rosa, Luísa Fragoso Coelho, Sara Mourão, Elisabete Gomes, Luís Taveira Lourenço, Lurdes Costa, Mary Katherina Silva, Ana Maria Santos Veríssimo (DCHS).

Foi aprovada uma alteração ao plano de estudos da licenciatura em AVT.

Ratificou-se o júri de provas públicas de mestrado de Deolinda Suzete Martins (Educação Especial - ESELx/Universidade de Cabo Verde). Aprovou-se composição dos júris de provas públicas de mestrado de Susana Garnacha Varela (Educação Especial) e Anabela Pacheco (Administração Escolar). Aprovou-se associar um co-orientador para as dissertações de Maria
João Alves (Intervenção Precoce) e Patrícia Ferreira (Didática da LP) e a alteração do orientador da dissertação de Maria Teresa Narciso (Educação Matemática), Rui Rodrigues e Iolanda Romano (Educação Social e Intervenção Comunitária).

Foi apresentada uma alteração ao calendário escolar já aprovado em CTC.

Foi apresentado o relatório do júri da prova de LP para maiores de 23. Foram prestadas informações sobre os resultados do mesmo concurso.

Informou-se que foram editadas on line as atas do último congresso do CIED.

Informou-se que o Conselho Pedagógico aprovou uma alteração ao Regulamento de Frequência e Avaliação da ESELx.