Acesso aberto: uma oportunidade para partilhar ciência

imagem biblioteca
26 Out 2022

Na Semana do Acesso Aberto, que decorre de 24 a 30 de outubro, uma iniciativa global comemorada há 15 anos, realçamos o papel do Repositório Científico do Politécnico de Lisboa como veículo de divulgação da produção científica dos membros da comunidade académica, disponível em acesso livre.

Repositório Científico do Politécnico de Lisboa assegura o depósito de documentos de cariz científico e promove o livre acesso à informação nas áreas das artesciências empresariais, ciências da saúdecomunicaçãoeducação e engenharia, contribuindo para o desenvolvimento da investigação.

Em outubro de 2022 o Repositório Científico do IPL tinha disponíveis 14 212 documentos referentes às 8 Escolas e Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa:

• ESCS | 1614
  • ESD | 218
  • ESELx | 2 286
  • ESML | 369
  • ESTC | 680
  • ESTeSL | 3 026
  • ISCAL | 989
  • ISEL | 4 958
  • SP IPL | 82

Repositório Científico do IPL, com 11 anos de existência, resulta do trabalho desenvolvido pelo grupo de bibliotecários do Politécnico de Lisboa. O depósito de documentos: dissertações; artigos; comunicações e posters; capítulos; livros; palestras; teses de doutoramento; recensões, relatórios; recensões, entre outros é gerido pela(o) bibliotecária(o) em cada uma Escolas.

Iniciativa | Semana de Acesso Aberto

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com o objetivo de sensibilizar e promover as práticas de ciência aberta junto da comunidade de investigadores, gestores de ciência, estudantes e do público em geral, promove, no âmbito das comemorações da semana internacional de acesso aberto, a iniciativa intitulada “Ciência Aberta: Acesso, colaboração e partilha”, que decorre, online, a 27 de outubro, entre as 09h30 e as 10h30.

A participação é gratuita, mas requer inscrição.

Na sessão vão ser abordados os serviços ao dispor da comunidade para promover a prática da Ciência Aberta, em particular a b-on e os acordos transformativos (publicação em acesso aberto sem custos para os autores), a rede de repositórios científicos de acesso aberto e os serviços para a gestão de dados de investigação.

GCI IPL