André Rocha, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é o vencedor doPrémio de Inovação Pedagógica 2025 do Politécnico de Lisboa, uma distinção que reconhece o mérito e a criatividade de docentes e investigadores que se destacam pela utilização consistente, refletida e fundamentada de práticas pedagógicas com impacto no processo de ensino e aprendizagem.
O prémio, no valor de 5.000 euros, destina-se a apoiar atividades de ensino ou projetos diretamente relacionados com a inovação pedagógica, e vai ser entregue, formalmente, nas I Jornadas Pedagógicas do Inov@U, agendadas para 2026.
Atribuído anualmente no âmbito do Inov@U - Programa de Inovação Pedagógica e Ensino Digital do Politécnico de Lisboa, o galardão distingue iniciativas e práticas de ensino que promovem o envolvimento ativo dos estudantes, o uso de recursos inovadores e a melhoria contínua dos processos de aprendizagem.
O júri considerou pertinente a atribuição de uma menção honrosa à docente Bianor Valente, da Escola Superior de Educação de Lisboa, pelo mérito do trabalho apresentado na sua candidatura. (consultar ata)
Designer e docente, André Rocha é licenciado em Design Industrial pela Escola Superior de Design (IADE), em 2003 e detém o título de especialista em Design de Produto e Interação desde 2017. Atualmente frequenta o doutoramento em Media Digitais na Universidade Nova de Lisboa. É professor adjunto na ESELx e professor convidado no Politécnico de Santarém, onde leciona nas áreas de Design e Tecnologia.
Desde 2016, é cofundador e coordenador científico do Fablab Benfica, localizado na ESELx, um laboratório de produção digital aberto à comunidade, equipado com máquinas e ferramentas que permitem criar, prototipar e testar objetos físicos.
André Rocha é também, desde 2018, coordenador da Maker Faire Lisboa, um evento dedicado à criatividade, inovação e “faça-você-mesmo”, que reúne makers, fablabs, escolas, empreendedores e curiosos em Lisboa.
A investigação do docente centra-se na interseção entre o design e os media digitais, com enfoque na transferência de conhecimento, no fabrico digital aplicado à educação e na valorização dos saberes tácitos em comunidades agrícolas.
Texto de MFC/GCI IPL