Financiado pelo IDI&CA – Programa de Incentivo à Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística do Politécnico de Lisboa, o documentário A Leitora, resultado do projeto DOC-EDU: Olhares sobre a iniciação à leitura e à escrita, um projeto inovador desenvolvido pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).
Exibido no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, no dia 6 de novembro de 2025, o documentário A Leitora acompanha a história de Maria, uma professora aposentada que regressa à sua terra natal e partilha as suas memórias sobre o modo como se tornou leitora e, mais tarde, educadora.
O presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, esteve presente na sessão que, para além da apresentação do documentário contou com uma conversa entre Regina Duarte, Fernanda Bonacho e Joana Souza, moderada por Adriana Cardoso, centrada na formação de leitores e nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Ao revisitar o seu percurso pessoal e profissional, Maria conduz-nos numa reflexão sobre o processo de formação de leitores e sobre as transformações nas práticas de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ao longo do tempo.
Com realização e conceção artística orientadas para a valorização da experiência educativa, A Leitora constitui um recurso educativo audiovisual que comunica conhecimento e preserva memórias no contexto do ensino superior, promovendo a interligação entre investigação, arte e pedagogia.
O projeto DOC-EDU propõe uma abordagem interdisciplinar à produção audiovisual, que associa investigação científica e criação artística à reflexão sobre a didática da leitura e da escrita, afirmando-se como um exemplo do potencial do IDI&CA em incentivar práticas inovadoras nas escolas do Politécnico de Lisboa.

A equipa responsável integra Joana Souza (coordenadora e investigadora, ESCS/LIACOM), Adriana Cardoso (investigadora, ESELx/CLUL), Ricardo Rodrigues (investigador, ESCS/LIACOM), Joana Pontes (investigadora, ESCS/LIACOM), Susana Pereira (investigadora, ESELx) e João Ribeiro (investigador, Escola Artística António Arroio), cuja colaboração foi determinante para a conceção e desenvolvimento deste recurso educativo audiovisual.
Conta ainda com o apoio das entidades envolvidas na produção e divulgação, com financiamento, além do IPL e da ESCS, do Laboratório de Investigação Aplicada em Comunicação e Média (LIACOM) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), bem como parceiros a Escola Artística António Arroio e a Cátedra UNESCO em Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania.
Ver o trailer e o website do projeto
Ver Galeria de fotografias no Flickr
Texto de MFC/GCI
Imagens de MQ/GCI