Mais de 60 participantes, entre professores, diretores, investigadores e outros profissionais ligados à educação, reuniram-se para um momento de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras no Encontro DICA 2024 - Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
O evento, realizado no dia 8 de julho de 2025, na ESELx, teve como principais objetivos apresentar o projeto DICA, divulgar conceções e práticas pedagógicas que promovam a melhoria das aprendizagens e estimular a ligação entre investigação, ensino e formação contínua.

O Presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, referiu, na sessão de abertura, a sintonia entre os valores do Politécnico de Lisboa e o projeto DICA - Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender: "O Conselho Nacional de Educação, neste caso desta iniciativa da DICA, a nós diz-nos ainda mais, porque estas palavras que estão por trás da DICA podiam perfeitamente ser aquilo que é o mote do Politécnico de Lisboa, são os valores com que nos regemos."
Já Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação, sublinhou a importância de aproximar o CNE das instituições de ensino superior: "O DICA tem feito um esforço para se relacionar com a sociedade. Nós ambicionamos que o trabalho que se desenvolve, a forma como se ensina e aprende, e as pessoas que trabalham nas escolas portuguesas sejam melhor conhecidas pela sociedade."

Ao longo da tarde na sessão “Percursos”, os professores Hélder Castro, da Escola Artística António Arroio, Teresa Martinho Marques, do Agrupamento de Escolas de Azeitão, e Sandra Tenil, do Agrupamento de Escolas da Bemposta de Portimão, partilharam as suas experiências e trajetórias, destacando abordagens pedagógicas inovadoras.

O Encontro DICA inclui a sessão “Vivências”, dedicada à apresentação de projetos, e a conferência “O Silêncio depois do tiro. O Papel da Arte na Educação”, proferida por Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes, que refletiu sobre a relevância da arte como motor de transformação educativa.

O programa incluiu um momento cultural protagonizado pelo Grupo de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, com José Luís Mestre (clarinete), Leonor Esteves (guitarra) e Lara Pereira(contrabaixo).

A Presidente da ESELx, Carla Rocha, referiu, na sessão de encerramento do Encontro, a importância de repensar a instituição escola e explica como a ESELx se organiza para enfrentar os desafios atuais no ensino. A presidente, assumiu, na ocasião, o compromisso: “No IPL e na ESELx não queremos apenas formar profissionais competentes, mas cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, que vejam as barreiras como oportunidades para crescer".
Texto de MFC/GCI
Imagens de RM/GCI