ESELx recebe doação de Cacilda Costa

04 Nov 2022

No dia 14 de outubro de 2022 foi assinado o protocolo entre a ESELx e Cacilda Costa, na Biblioteca Professor Moreirinhas Pinheiro. Este protocolo prevê a doação a título gratuito do conjunto de 161 livros sobre educação, pedagogia, formação de professores, didática e teatro na educação, da sua biblioteca pessoal.

Presidente da ESELx, Paulo Morais-Alexandre, reconheceu a importância desta contribuição para o enriquecimento e atualização do acervo da nossa biblioteca e como irá ajudar os nossos estudantes no seu percurso académico.

Cacilda Costa agradeceu as palavras e refere que deseja contribuir para a instituição que tanto ofereceu para o seu percurso profissional e pessoal.

imagem  imagem

Biografia Cacilda Costa

Professora de História no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, em Torres Vedras, tem desenvolvido um percurso profissional reconhecido – nos campos sociocultural e artístico-pedagógico – pela comunidade educativa a que está ligada. Entre as atividades concebidas e dinamizadas com os alunos contam-se, desde há vários anos, o grupo de teatro daquela escola, no qual tem promovido práticas de criação e de fruição de espetáculos e, mais recentemente, um projeto de pesquisa sobre a participação de militares torrienses na 1.ª Guerra Mundial, com abrangente envolvimento da comunidade local, do qual resultou a publicação do livro 100 anos depois… Memórias da Guerra em Torres Vedras (2020), que coordenou com Paulo Gonçalves.

O interesse por aprofundar o conhecimento em áreas a que passou a dedicar parte da sua atividade docente esteve na origem da sua entrada como estudante na Escola Superior de Educação de Lisboa. Em 2012, concluiu o Mestrado em Educação Artística – especialização de Teatro na Educação, com a dissertação intitulada O teatro – espaço de encontro de uma comunidade, tendo sido então distinguida pelo Instituto Politécnico de Lisboa como estudante de mérito. E, em 2018, concluiu a Pós-graduação em Animação de Histórias, com um projeto final de leitura em voz alta e marionetas manipuladas à vista, realizado com Benedita Freitas, intitulado Teodoro – a vida num dia.

Cacilda Costa é autora e coautora de vários artigos e comunicações sobre tópicos relacionados com artes e educação.

imagem  imagem   imagem