Passar para o conteúdo principal

ESELx recebeu conferência internacional da Common Ground Research Networks

imagem
03 Abr 2023

De 29 a 31 de março, a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) foi a anfitriã da 17th International Conference on Design Principles & Practices, que decorreu em sistema híbrido. O tema "New Agendas for Design: Principles of Scale, Practices of Inclusion" esteve na base dos trabalhos da conferência, que reuniu mais de uma centena de participantes e que incidiu nos princípios e práticas de design.

Na sessão de abertura esteve a vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Maria João Escudeiro, a vice-presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa, Cátia RijoPhillip Kalantzis-Cope, chief social scientist da Common Ground Research Networks, Illinois, Estados Unidos, Loredana Di Lucchio, professor investigador de Design Industrial e de Produto e Lorenzo Imbesi, professores da Sapienza Università di Roma, Itália e Pablo Diaz-Morilla, professor da EADE-University of Wales, Reino Unido.

Maria João Escudeiro destacou a importância de poder receber a conferência internacional e pelo valor associado ao facto de se traduzir num fórum interdisciplinar que explora o significado e desenhar uma proposta no campo do design. Reconheceu o trabalho desenvolvido pela equipa da Escola Superior de Educação de Lisboa a quem coube a organização da conferência. Aos participantes referiu que “somos um espaço de liberdade, para pensar livremente e de forma crítica”.

Cátia Rijo agradeceu o convite dirigido à ESELx para acolher a conferência e referiu que sendo designer, esta iniciativa tem um significado especial. “Este é um tempo desafiante em todos os campos, estamos a enfrentar mudanças, nomeadamente no campo do design”, referiu a vice-presidente.

Os restantes membros da mesa de abertura reforçaram a necessidade de desenvolver pontes entre as pessoas e entre países e contribuir com a partilha de ideias para os princípios e práticas de design.

O programa de três dias incluiu sessões plenárias, mesas redondas, palestras e momentos sociais. Paralelamente foram asseguradas sessões virtuais para os participantes que não puderam estar presentes.

 

imagem

 

Sobre a Design Principles & Practices Network

Design Principles & Practices Network oferece um fórum interdisciplinar para explorar o significado e o propósito do design. Em termos profissionais e disciplinares, esta rede percorre uma ampla extensão para construir diálogos transdisciplinares, que abrangem uma ampla gama de paradigmas e práticas de design. Movem-se entre a reflexão teórica sobre a natureza do design e estudos de caso da prática de design, e de perspetivas baseadas em pesquisa para as perspetivas baseadas em experiência de especialistas em design. O objetivo é construir uma comunidade epistémica onde é possível fazer ligações entre fronteiras disciplinares, geográficas e culturais. Como  rede de pesquisa, definem-se pelo âmbito e preocupações, motivados a construir estratégias de ação emolduradas por nossos temas e tensões comuns.

 

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens ST/ESELx
Fonte: design principles and practices