Politécnico de Lisboa acolhe a 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus

06 Maio 2024

No âmbito da comemoração do 20.º aniversário do programa internacional EcoCampus, a Foundation for Environmental Education (FEE) e a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) associaram-se ao Politécnico de Lisboa (IPL) para promover a 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus, subordinada ao tema “Getting Higher Level Education Climate Ready”, que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), nos dias 26 e 27 de abril de 2024.

Este evento, que reuniu cerca de 100 participantes de 15 nacionalidades distintas - Portugal, Espanha, França, Dinamarca, Irlanda, Índia, Colômbia, Estónia, Malásia, Qatar, Eslovénia, Eslováquia, Turquia, Reino Unido e Croácia, teve como objetivo promover a partilha e o debate sobre a importância e os desafios que se colocam à implementação de um programa transversal que enquadre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidasnas instituições de Ensino Superior.

1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus

A sessão de abertura da Conferência contou com a presença de Sanskriti Menon (Membro do Conselho de Administração da FEE), José Archer (Presidente da ABAAE), Ana Raposo (Pró-Presidente para a Comunicação Estratégica do IPL) e Carla Rocha (Presidente da ESELx).

No seu discurso de boas-vindas, Ana Raposo, Pró-Presidente para a Comunicação Estratégica do IPL, reforçou o compromisso do IPL em implementar uma política de sustentabilidade nas suas Escolas e em promover comportamentos responsáveis. Expressou, ainda, o seu agradecimento a todos os participantes e envolvidos na organização deste evento, destacando a confiança depositada pela FEE para que o Politécnico de Lisboa fosse o anfitrião deste evento e a parceria contínua entre a instituição e a ABAAE em diferentes projetos.

1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus

Já Sanskriti MenonMembro do Conselho de Administração da FEE, deu a conhecer aos presentes a evolução do programa EcoCampus, sublinhando a importância de se refletir sobre os últimos 20 anos do projeto para que o mesmo possa continuar a adaptar-se às necessidades futuras. Apresentou, ainda, a iniciativa "Global Action Days" , que decorre de 22 de abril a 3 de maio, e que este ano convida todas as escolas a participar em diversas ações comunitárias que contribuam para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

No primeiro dia da Conferência, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir uma comunicação de Eliane R. El Haber, Representante do projeto UNESCO IESALC, e de Arjen Wals, Professor de Aprendizagem Transformadora para a Sustentabilidade Socioecológica na Universidade de Wageningen e Presidente da Cátedra UNESCO de Aprendizagem Social e Desenvolvimento Sustentável.

Entrega de Galardões EcoCampus na 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus

À margem da Conferência decorreu a cerimónia de entrega de Galardões EcoCampus. O Campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) foi reconhecido, novamente, pela estratégia de gestão sustentável desenvolvida para o período de 2022 a 2025 e resultado de um trabalho conjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), o Campus de Benfica do IPL recebeu, pela primeira vez, a Bandeira EcoCampus, pelas práticas de sustentabilidade definidas para a comunidade académica e local para o período de 2024 a 2027.

1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus

A 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus ficou marcada pela reflexão e partilha de conhecimentos e experiências sobre as dimensões do programa EcoCampus através da discussão de diferentes temas em sessões plenárias e sessões paralelas, onde foram apresentadas 40 comunicações orais, 12 pósteres e dinamizados 3 workshops. O último dia do evento, 28 de abril, ficou reservado para uma visita cultural à cidade de Sintra.

1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus

Sobre a Foundation for Environmental Education (FEE):

Foundation for Environmental Education (FEE) é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica à promoção da educação ambiental e ao avanço do desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Com sede na Dinamarca, a FEE concentra-se em envolver comunidades, escolas, empresas e governos na adoção de práticas ambientalmente responsáveis.

A FEE é reconhecida internacionalmente pela gestão de programas de certificação e premiação ambiental. Destacam-se entre estes o Eco-Escolas, que incentiva escolas a implementar medidas sustentáveis, e a Bandeira Azul, atribuída a praias e marinas que cumpram criteriosos padrões de qualidade ambiental e gestão.

Para mais informações sobre a Fundação para a Educação Ambiental e os seus programas, visite: https://www.fee.global.

Ver galeria completa no flickr

Texto BG e MC / GCI
Imagens de DS / GCI