Professor Miguel Falcão distinguido com Prémio Nacional de Artes

imagem Prof Miguel Falcão
26 Out 2022

O texto inédito “As ressuscitadas”, da autoria de Miguel Falcão, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), venceu o Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas 2022, promovido pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra.

“As ressuscitadas” foi a obra escolhida, por unanimidade, e considerado pelo júri “um trabalho em termos dramáticos fantástico, muito bem elaborado, que prima pela originalidade e atualidade do tema da violência sobre as mulheres. É uma obra que honra na totalidade a memória da atriz Maria João Fontaínhas."

Miguel Falcão refere que o trabalho premiado é  "um texto para teatro sobre - e com - duas personagens femininas que se conhecem numa situação inusitada e que, durante semanas, passam a conviver num quotidiano inesperado, ao mesmo tempo estranho e de progressivo empoderamento individual". "O autor usa uma abordagem temática da violência sobre as mulheres que é reforçada no plano formal, por incursões pontuais, mas reconhecíveis, pelo universo "absurdo" do teatro de Beckett", explica o premiado.

Para o docente da ESELx, o Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas “é uma distinção muito relevante, por várias razões: tem abrangência nacional e homenageia uma atriz que desenvolveu importante atividade artística, também no concelho de Sintra e é demonstrativo da "centralidade" que, em certas áreas, o poder "local" consegue alcançar”.

O prémio passa pela atribuição de 5.000€ para divulgação e montagem da peça de teatro que deve ser colocada em cena, no prazo de dois anos, pela Companhia de Teatro Chão de Oliva.

Já em 2020 Miguel Falcão venceu o Prémio de Dramaturgia Lucilo Valdez promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o texto “Os últimos anos do Homem – Celha”, publicado em 2021.

Para além de docente da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde coordena as pós-graduações de Animação de Histórias e Marionetas e Formas Animadas e o mestrado em Educação ArtísticaMiguel Falcão é investigador do Centro de Estudos de Teatro e autor de várias publicações.

Prémio Nacional das Artes de Espetáculo Maria João Fontainhas foi instituído, em 2008, pela Câmara Municipal de Sintra, como homenagem à atriz e encenadora pelo trabalho e dedicação ao Teatro no concelho. O galardão é bienal e destina-se a projetos inéditos de teatro, dança, marionetas, música ou transdisciplinares.